Sem ela, você pode ser vítima e/ou assassino

Eu e você sem máscaras no supermercado, na igreja ou em qualquer outro espaço social, viramos seres potencialmente perigosos.

Foi esse o meu sentimento, hoje, pela manhã, quando fui ao supermercado. Tinha medo de todos que se aproximavam de mim sem máscaras. Consciente ou não, podemos ser assassinos, transmissores da Covid-19 ou vítimas, assassinados por quem se aproxima de nós, infectados pelo vírus. 

Diante desse dilema, ao sairmos de casa, a forma mais humana e segura de reduzirmos o sentimento de vítimas e culpados é aderirmos voluntariamente ao uso correto da máscara.

E aqui entra o papel da informação científica e da conscientização massiva da população. Isso é fundamental porque ainda vemos diferentes comportamentos diante das normas sanitárias. Há quem ainda resiste ao isolamento social, e mais ainda, ao uso de máscaras.

Cada grupo, cada família, cada pessoa, tem uma percepção diferente da atual crise pandêmica. E aqui talvez mereceria, futuramente, um estudo mais acurado da complexidade comportamental das pessoas que vivem no mesmo sítio ou na mesma casa.

Por exemplo, o que leva a pessoas pertencentes aos mesmos grupos, comunidades, famílias, terem comportamentos diferentes, frente às orientações de proteção contra a Covid-19? Quais são os fatores que mais influenciam nisso: genético, cultural, informacional, ideológico?

Por ignorância do perigo ou por opção, até mesmo entre as pessoas de grupos de riscos, adotam comportamentos bem diferentes.

Do mesmo grupo, uns ignoram a usar máscaras e saem às ruas normalmente; uns resistem a usar máscaras, mas as usam porque são conscientes da sua relevância para suas vidas e para a vida do próximo; outros resistem usar máscaras, mas não saem de casa; e tem aqueles que resistem sair de casa, porque veem o isolamento social como a forma mais segura de se livrar da Covid-19.

Baseado nas hipóteses levantadas pela ciência, até o dia em que não inventarem um remédio 100% eficiente, o uso da máscara, aceitando ou não, é a tecnologia mais acertada para o enfrentamento da pandemia. 

Como toda a humanidade não conseguirá ficar em quarentena por meses ou anos, até a criação da vacina definitiva para eliminar o vírus, eu e você, para não colocarmos em risco a nossa vida e a vida do próximo, somos orientados a usar a máscara. 

Fazendo assim, além de aumentarmos nossa taxa de humanidade e de amor à vida, nos aproximaremos uns dos outros no supermercado ou em qualquer outro local, sem tanto medo e sentimento de culpa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente