“Leilão presencial nunca mais” - #04


Se antes da pandemia, muitos padres e leigos restringiam o uso do whatsapp e das mídias digitais apenas para as suas necessidades particulares, agora, durante a pandemia, o zap e as redes digitais estão sendo o motor na realização de celebrações e festas de padroeiros.

Ouso dizer que o zap e as mídias digitais são o “novo oxigênio” da paróquia. Se você, padre ou coordenador de uma festa de padroeiro, duvida disso, passe apenas um mês longe do zap e da internet. Depois, venha e me conta como foi.
Ontem, 8 de dezembro, concluímos a festa de N. S. da Conceição de Apodi. Tudo foi planejado na forma bimodal, isto é, pensando em atender, simultaneamente, às necessidades de dois públicos: os presentes fisicamente na Igreja e os devotos presentes virtualmente, por meio de grupos de whatsapp, Youtube, facebook, Instagram, tevê e rádio.
No geral, não creio que os eventos religiosos e sociais online substituirão os eventos presenciais. Acredito sim, que haverá sempre mais uma complementaridade, uma coexistência entre os eventos online offline.
- primeiro, porque o leilão via zap é mais popular, todo mundo se sente à vontade pra leiloar. No leilão presencial, muitas vezes, se torna uma vitrine de exibicionismo das pessoas mais ricas da cidade. Geralmente os mais endinheirados monopolizam o leilão;
Porém, algumas atividades realizadas em festas de padroeiros já começam a migrar 100% apenas para a modalidade online. Uma delas é o leilão virtual. Ontem, no final da festa, um dos leiloeiros da paróquia de Apodi, feliz pelo bom êxito do leilão, disse: “leilão presencial nunca mais”. E em seguida argumentava o “nunca mais”:
Se já existe toda essa certeza do “nunca mais” leilão presencial por parte de quem estava à frente do leilão da festa, imagine nos próximos anos quando a cultura digital estiver espalhada em todo o nosso sangue, presente 100% no pensar e no fazer humano.
- o presencial “nunca mais” porque o leilão virtual qualquer pessoa de qualquer lugar pode participar. Filhos ausentes de Apodi que moram em Brasília, Fortaleza e outras cidades leiloaram sem sair de suas casas; - depois, o leilão virtual pode ser feito durante vários dias em horários agendados, sem necessidade de aglomeração, além de várias outras vantagens. O fato é que ainda estamos ensaiando os primeiros passos na direção de uma nova civilização, condicionada fortemente pelo poder reintermediador das redes digitais.
#Gotas de #Autonomia #ONLIFE
Em mudanças assim, quanto maior autonomia onlife/digital, maior êxito teremos na realização de eventos religiosos, sociais e de qualquer outra natureza. Inté a próxima! @talvacy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente