A Revolução da Linguagem Digital - #05


Pela primeira vez na história humana, uma tecnologia midiática chamada internet quebrou o cadeado que dá acesso a qualquer conhecimento. As linguagens midiáticas que precederam a internet precisavam de uma autoridade ou de pessoas qualificadas que soubessem decodificar as linguagens oral e escrita para transmitir algo de A para B.

Por exemplo, há milhares de anos, a linguagem oral, a fala, esta que agora uso, era feita de uma pessoa para uma pessoa, não existia caixa de som, não existia sistema radiofônico. Depois vem a escrita, que se registra no tempo e no espaço, a comunicação de um para muitos, através de livros, jornais, tendo seu auge com os meios de comunicação de massa do século passado.
Agora, com a linguagem digital, a comunicação é de muitos para muitos, isto é, da criança ao idoso, do pobre ao rico, da pessoa escolarizada à descolarizada, todos que possuem um celular conectado à internet, além de ter acesso a qualquer conhecimento, também podem criar o seu próprio canal de comunicação. E aqui está o pulo do gato.
Por essa razão, a reintermediação descentralizada de tudo e qualquer coisa pede um indivíduo com alta taxa de autonomia.
Antes da linguagem digital, apenas uma pequena aristocracia tinha o poder de ter um canal de comunicação ou de acessar diretamente a qualquer conhecimento. Hoje, da criança ao adulto, do letrado ao não letrado, acessa a todo conhecimento, a todo produto e serviço, sem pedir permissão a nenhuma autoridade. E aí pergunto: você, seu filho, seu estudante, seus pais, o gestor da sua cidade, os seus avós têm autonomia Onlife suficiente para viver com serenidade e sabedoria no ecossistema digital? O que a sua escola, sua família, sua religião ou o patrão do lugar onde você trabalha têm feito para emancipar a sua autonomia digital?
#Gotas de #Autonomia #ONLIFE
Embora a internet esteja há décadas no meio de nós, pouco ou nada foi feito no campo da alfabetização digital, no campo da autonomia Onlife. O reflexo direto dessa constatação estamos todos sentindo nesse período pandêmico, quando muitos de nós fomos obrigados a migrar 100% para o ambiente digital: escola, religião e muitas outras áreas de trabalho. Por essa razão, educar o indivíduo para a autonomia digital deve ser a principal missão da família e, sobretudo, das instituições de ensino dos nossos dias. @talvacy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente