Gotas de Autonomia #ONLIFE - #01

Semanalmente, gotas de autonomia onlife cairão aqui neste canal.


Ajudar as pessoas a viver com autonomia no ambiente digital é um dos meus propósitos de vida. Educar para a autonomia digital é garantir ao indivíduo conectado os mecanismos necessários para a sua emancipação pessoal, acadêmica e profissional.
A família, a escola, a política, a religião sentem na pele a urgente necessidade de alfabetizar digitalmente a pessoa da cultura digital para que ela possa, com as suas próprias habilidades, extrair o que há de melhor na internet para a realização do seu projeto de vida.
Ninguém nasce com autonomia, nós a edificamos ao longo da vida. Como diz Paulo Freire, ela não tem hora marcada para existir, é um constante vir a ser, isto é, todo dia a gente se acorda com os dispositivos necessários para ampliar ou contrair a nossa autonomia sobre qualquer coisa.
E aqui por que, especificamente, autonomia onlife? ONLIFE  porque a maioria da humanidade já vive parte da sua vida imersa na cultura digital e parte na cultura analógica. A coexistência ou a complementaridade da realidade online com a realidade offline nos leva a viver uma vida ONLIFE. 
Diante desse contexto, eu sei e você também que é doloroso e quase impossível trabalhar, estudar, rezar, politicar ou realizar qualquer outra atividade distante da internet. Você já testou passar um mês sem internet, sem WhatsApp? Se sim, que impacto teve na sua vida profissional, acadêmica, familiar e religiosa?
Ok, a internet está encarnada na sua vida, porém lhe pergunto: você se sente uma pessoa alfabetizada digitalmente? Você sabe extrair para a realização do seu projeto de vida o que há de melhor na internet? 
Amanhã lhe digo porque na era da reintermediação digital a autonomia onlife é tão urgente  e importante.
E por último, por que somente agora sentimos a necessidade de emancipar a nossa autonomia digital? Porque pela primeira vez na história humana vivemos a maior e a mais complexa reintermediação descentralizada do acesso a qualquer conhecimento e a qualquer produto e serviço através do ecossistema digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente