63 plataformas/recursos para o Ensino-aprendizagem onlife/remoto

Abaixo uma curadoria das melhores plataformas e recursos para o ensino-aprendizagem onlife. Primamos pelas gratuitas e de fácil usabilidade. Enfatizamos as plataformas desenhadas para as metodologias ativas, focadas na personalização do ensino, ou seja, ferramentas e pedagogias que ajudam o estudante a ser ator protagonista do processo, fazedor do seu próprio percurso de aprendizagem. 
Para facilitar na compreensão das funcionalidades de cada plataforma escolhida, dividimo-las em 8 categorias:

1. Plataformas para aulas online síncronas/assíncronas;
2. Ferramentas para aulas híbridas interativas;
3. Gerenciar/ensinar em plataformas colaborativas;
4. Gamificação no ensino-aprendizagem onlife;
5. Plataformas para organizar/categorizar os conteúdos online;
6. Recursos focados na elaboração de aulas híbridas invertidas;
7. Plataformas abertas de Ensino-aprendizagem online; 
8. Google Educação: sites e video tutoriais formativos sobre o uso das plataformas e ferramentas do Google Education.

Muitas delas foram contempladas ao longo do nosso curso, através de tutorias anexados nas temáticas estudadas. Certamente, o tempo não foi suficiente para explorar e conhecer as vantagens e desvantagens das 63 ferramentas online abaixo. Oficialmente, o prazo do nosso curso acabou, porém, o desejo latente por protagonizar a construção da “nova escola” do pós-pandemia nos convida a permanecermos juntos, desbravando novas tecnologias e pedagogias do ensino-aprendizagem onlife. Como reza o provérbio africano, “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”.

Para isso, criamos dois laboratórios de aprendizagem contínua para os membros inquietos das duas edições do curso ensino-aprendizagem onlife. Um grupo no WhatsApp para os papos informais sobre as inovações tecnológicas e pedagógicas do ensino-aprendizagem híbrido. E outro grupo fechado no Facebook, para compartilhamento de tutoriais, chá da tarde na sala do Messenger para tirarmos dúvidas sobre como usar novas plataformas que surgem, bem como,  partilharmos as nossas invenções, dificuldades, alegrias e angústias.  

Desejo a todos vocês serenidade e paciência para clicar e explorar cada plataforma ainda desconhecida na lista abaixo. Para conhecer bem, escolha uma para cada dia. Além dos links disponíveis para cada recurso no pdf em anexo, podemos conhecê-los com profundidade no YouTube, acessando uma variedade de tutoriais em línguas diferentes, nos quais descrevem o passo-a-passo de como aplicá-los em nossas atividades acadêmicas. 

Lembramos que a adesão às plataformas apresentadas varia de acordo com o contexto social/acadêmico e com os níveis de autonomia digital de cada educando e educador.

Escolha as que mais se identificam ao seu perfil e as suas demandas e DUC IN ALTUM (mar adentro)!

📲Somos aquilo que compartilhamos! 
#Compartilhe com os colegas que também sentem a necessidade de robustecer a autonomia digital acadêmica.🤝🤝🤝

I. Plataformas para aulas online síncronas/assíncronas


"Se você não tem dúvidas, você está mal-informado" 

(Millor Fernandes).


1. WhatsApp

Tornou-se nos últimos anos uma extensão da nossa vida, a mídia mais familiar, intuitiva e completa para a interação entre professor e estudante. Além de conversar pessoalmente ou em grupo com os estudantes, por meio do zap é possível compartilhar áudio, vídeo, artigos, fotos, pdf.

2. Telegram

Ideal para interação e compartilhamento de arquivos de vídeos, fotos de até 1,5 GB cada. Podemos criar grupos com até 200 mil pessoas, sem necessidade de tornar visível seu número de telefone.

3. Sala do Messenger 

Comunicação/aula ao vivo com até 50 pessoas. Além de ser grátis, o participante não precisa ter conta no facebook, basta clicar no link criado por quem vai coordenar a reunião.

4. Zoom

Interação ao vivo com até 100 participantes. Compartilhe na tela seus slides, crie fundos temáticos. É grátis.

5. Google Meet 

Interação/aula ao vivo com até 250 pessoas. É grátis.

6. Skype

É um programa grátis para reuniões de voz e/ou vídeo online, através de laptops e celulares. Não precisa ter conta e nem baixar nada.



II. Ferramentas para aulas híbridas interativas


7. PowerPoint do Google

Construa apresentações colaborativas online com grupos de estudos, insira animações, vídeos do youtube, do Google Drive ou do seu computador.

8. Google Documentos

Elabore e edite textos convidando via email seus pares/estudantes para escrever e produzir de forma colaborativa.

9. Genially 

Ideal para criar uma apresentação criativa, didática e interativa. É uma plataforma nas duas versões, gratuita e paga, que oferece um conjunto de ferramentas projetar: infográficos, banners, apresentações de vídeo, animações interativas, guias, projetos de gamificação, entre outros.

10. Jamboard

Crie um quadro online colaborativo para categorizar os conceitos; use para elaborar uma pergunta em torno da temática abordada; crie vários quadros na aula para geração de insights.

11. Answergarden 

Estimule a interação com os estudantes em tempo real com perguntas e respostas em nuvem de palavras; colete feedback em tempo real; provoque aquecimento instantâneo sobre o tema em questão.

12. Mentimeter 

Construa apresentações interativas; ative perguntas e respostas em tempo real; use para criar nuvem de palavras.

13. Padlet 

É uma excelente plataforma para criar murais colaborativos e interativos entre os aprendizes.

14. OpenBoard 

- é um software livre e aberto desenvolvido pela Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2003. A ferramenta é um quadro branco interativo, com uma variedade de recursos para dinamizar aulas e palestras.


  

III. Gerenciar/ensinar em plataformas colaborativas


15. Google sala de aula (Classroom)

Organize por categorias temáticas suas aulas. Compartilhe, crie fórum de discussão, convide outros professores para colaborar, determine prazo para entrega de atividades, etc.

16. Seneca 

- um aplicativo gratuito com conteúdos interativos para usar com os alunos fora ou dentro da sala de aula do Google (Classroom). Seneca e Classroom se complementam.

17. Easy Study

É um aplicativo de organização de estudos grátis. Com poucos passos, é possível criar um plano de estudo com matérias separadas automaticamente de acordo com o objetivo do estudante, seja ele um vestibular ou um concurso público. É possível registrar as horas estudadas por dia e a realização de atividades e revisões.

18. Sala de aula privada no Facebook 

Que você ensine online ou não, criar grupos de alunos no Facebook poder ser muito interessante se você quer: aumentar a interação entre os estudantes; engajá-los na aprendizagem; facilitar o compartilhamento de conteúdo, etc.

19. Plickers

Ferramenta que permite acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, promove a auto-aprendizagem e a interatividade dos alunos e ainda auxilia nos quesitos avaliativos.

20. Trello

Uma plataforma gratuita para gerenciar projetos acadêmicos, tarefas e negócios. Assim como Classroom, estabeleça prazo de entrega de cada etapa, crie quadros de avisos, organize grupos de estudos, anexe material em vários formatos. Aqui um tutorial completo de como criar e usar o Trello. 

21. GoConqr 

Dispõe de um conjunto integrado de ferramentas de criação de conteúdo para cada etapa da jornada de aprendizagem.

22. Moodle

É um dos sistemas de aprendizagem abertas mais populares do mundo.

23. Classkick

É uma ferramenta de avaliação formativa digital gratuita que permite aos professores criar lições e tarefas com as quais os alunos trabalham em seus dispositivos no seu próprio ritmo.



IV. Gamificação no ensino-aprendizagem onlife


24. Kahoot 

Elabore diversos modelos de quiz para os seus estudantes; defina o tempo para responder cada pergunta; insira imagens, emojis, videos em cada pergunta; depois envie o PIN (código) para o estudante entrar no quiz e boa sorte.

25. Quizlet

Crie uma lista de exercícios com imagens, gráficos, diagramas, mapas; utilize flashcards disponíveis e os envie para seus estudantes; monitore o engajamento dos jogadores. 

26. Gamificação via formulário do Google

Use os diversos recursos inseridos dentro do formulário do Google e os transforme em games de ensino-aprendizagem.

27. O CDF (Clube Desafio Futura) 

É um jogo educativo baseado em perguntas e respostas. Nele você pode percorrer divertidas jornadas de aprendizagem e compartilhar conhecimentos com quem quiser.

28. Kolligo (App) 

Através de questionários, pontuações, emblemas e conquistas, o aplicativo possibilita de forma lúdica e engajadora estimular a interação e integração entre professores e estudantes.

29. Socrative (App)

Socrative é um aplicativo que permite ao professor interagir com os estudantes a partir de celulares, tablet ou computadores. Após elaborar perguntas em diversos formatos, o professor acompanha e avalia em tempo real o desempenho dos estudantes.

30. Make it 

Criar Jogos Educativos - Ferramenta fácil para criar e compartilhar atividades e jogos interativos poderosos. 

31. Duolingo

É um dos aplicativos mais famosos para aprender idiomas, usado por mais de um bilhão de aprendizes. É uma plataforma desenhada seguindo a filosofia da gamificação, isto é, quanto mais acerto, mais premiações e pontuações.




V. Plataformas para organizar/categorizar os conteúdos online


32. Evernote 

Organize nas nuvens e de forma intuitiva suas anotações, links, pdfs, artigos, etc.; crie pastas por categorias temáticas; acesse de qualquer lugar e em qualquer momento.

33. Dropbox

Um serviço de armazenamento de conteúdo em todos os seus formatos; convide grupos e compartilhe arquivos online; tudo na nuvem;

34. Mendeley

É um software gratuito que auxilia nos trabalhos acadêmicos e tem a finalidade de gerenciar arquivos eletrônicos (formato PDF), além de ajudar na normalização de citações e referências geradas automaticamente. 

35. Diigo

É uma multi-ferramenta para construir uma biblioteca pessoal na nuvem, com links, notas, imagens, pdfs, etc.

36. Keep 

Guarde suas ideias em forma de notas, listas e lembretes em áudio onde você estiver.

37. Google Drive

Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Ele abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.



VI. Recursos focados na elaboração de aulas híbridas invertidas


38. Animoto 

Ferramenta online para criar e editar pequenos vídeos divertidos, usando suas fotos, músicas, etc.

39. Animaker

Engaje os estudantes pedindo para criarem conteúdos personalizados, apresentações com vídeos animados e transforme a sala de aula num lugar gostoso de aprender.

40. Thinglink

Crie tags, imagens, vídeos, mapas, áudio; utilize imagens em 3D; insira artes interativas em suas apresentações de slides; estimule os seus estudantes a criarem conteúdos interativos.

41. Loom para  Chrome

Ideal para gravar aulas assíncronas. Permite gravar a tela do computador sem precisar instalar softwares adicionais. O programa é completo, intuitivo e grátis. 

42. Screencastify 

É um extensão do Google Chrome que permite gravar vídeos, de maneira rápida e prática, da tela do computador e armazenar as gravações no Google Drive ou na memória do seu computador.

43. Lucidchart

Permite transformar suas ideias e seus esboços em mapas mentais e diagramas visuais com facilidade.

44. Pixton

Ferramenta para criar histórias em quadrinhos, ideal para aflorar a criatividade do estudante em torno de temáticas livres ou indicadas pelo professor.

45. OpenShot video editor

Uma das ferramentas gratuitas mais poderosas de edição de vídeo, disponível para rodar em todos os sistemas operativos.









VII - Plataformas abertas de Ensino-aprendizagem online


46. Khan Academy

É uma organização sem fins lucrativos com a missão de oferecer uma educação livre gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em 36 lingas diferentes. É um ambiente online de aprendizado que respeita o ritmo de cada estudante, dentro e fora da sala de aula. Através de exercícios e vídeos, são disponibilizados conteúdos de matemática, ciência, programação, história, história da arte, economia, entre outros. 

47. Udemy

É uma plataforma de aprendizagem internacional, com mais de 100 mil cursos online, distribuídos em 11 categorias. Além de estudos acadêmicos, há opções para desenvolvimento, TI, negócios, finanças, marketing, fotografia, saúde, música, design, entre outros temas.

48. Future Learn 

Aprenda novas habilidades em cursos 100% online oferecidos por centenas de universidades e com os melhores educadores do mundo. Desenvolva sua carreira, aprenda novas competências ou busque seus hobbies com cursos online flexíveis.

49. Cursos Edx 

Existem mais de 2.500 cursos de 140 universidades diferentes.

50. OpenupEd

É uma associação aberta e sem fins lucrativos que oferece cursos online para ajudar a facilitar a educação em benefício de estudantes individuais e da sociedade como um todo. A ideia é alcançar todos os interessados ​​em participar de cursos de ensino superior online, de maneira a atender às suas necessidades e se adaptar à sua situação específica.

51. Coursera

É uma plataforma de aprendizagem online, a maioria disponível gratuitamente, com cursos variados oriundos de grandes universidades, como Imperial College de Londres, Stanford, USP e dezenas de outras instituições de ensino.

52. E-Unicamp

É uma plataforma desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com o propósito de impulsionar o uso de tecnologias educacionais e disseminar o conhecimento gerado pela instituição, por meio da disponibilização gratuita de vídeos, animações e imagens.

53. E-Aulas USP

É uma plataforma desenvolvida pela Universidade de São Paulo – USP, que dá acesso a conteúdos educacionais produzidos ou apoiados pela instituição, com o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento. Disponibiliza áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.

54. Social Brasilis 

Disponibiliza ferramentas digitais gratuitas para auxiliar educandos e educadores na criação de videoaulas, criação de jogos, chat, quiz, agenda, etc.

55. Letrus

Um programa tecno-pedagógico que apoia educadores no Desenvolvimento da escrita e letramento dos seus estudantes.

56. Portal do professor do MEC 

É um espaço para acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação, fóruns de discussões, entre outros.

57 . Descomplica 

É uma mega equipe de professores brasileiros que oferece uma plataforma de aprendizado online, focado nos estudos para o ENEM, concurso e pós-graduação.

58. CNEC NOAS 

Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa. Desenvolvimento de aplicativos, jogos e simulações de fenômenos, entre outros, para todos os níveis de aprendizagem.

59. Escola Digital

Recursos digitais para construir caminhos criativos para aulas à distância.

60. Edukatu

É uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

61. ATHENA 


Uma plataforma com centenas de recursos e aplicativos nas áreas de língua portuguesa e matemática.

62. MECRED

Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais.

63. Open Culture

A plataforma educacional com a maior “lista” de cursos, livros, filmes, podcasts do mundo web.



VIII - Google Educação - sites e video tutoriais formativos sobre o uso das plataformas e ferramentas do Google Education


1. GetEdu

Formação sobre as principais ferramentas e plataformas do “Google Education” para técnicos e professores. Aqui há tutoriais explicando como usar o Google Meet, Google Drive, Classroom, Planilhas (excel), Documentos do Google, Apresentações do Google, Agenda e outros recursos.

2. Google Educação 

Além de disponibilizar vários recursos online para professores e estudantes, como  “Google Sala de Aula”, “Google Meet”, Formulários, Documentos, Slides, entre outros, o Google Educação oferece cursos de treinamentos para usufruir com profissionalismo todos os seus produtos.

3. Recursos para professores 

Conheça recursos e ferramentas criados pelo Google para inspirar a criatividade, incentivar o aprendizado com experiências práticas e ensinar habilidades digitais aos alunos.







Curador: Talvacy Chaves de Freitas


Twitter: @talvacy

Blog: talvacy.blogspot.com

YouTube: Talvacy Chaves

  • Bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba.


  • Bacharel e Mestre em Ciências da Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana, Roma, Itália.


  • Doutorado em Ciências da Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, em Cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


  • Pós-doutorando na UFRN.


  • Vigário da Paróquia de Apodi/RN


  • Professor da Faculdade Católica do RN.


Obs.: Somos aquilo que compartilhamos. #Compartilhe com os colegas que também sentem a necessidade de robustecer a autonomia digital acadêmica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente