2ª Edição do Curso Ensino-Aprendizagem ONLIFE

Prof. Izauro Camilo, participante da 1ª edição do curso 

Robustecer a autonomia digital é o investimento mais precioso e urgente para educandos e educadores conectados, que ainda não sabem como ser bem-sucedidos nos seus projetos acadêmicos nesse período de distanciamento social.

Esse é o principal objetivo do curso Ensino-Aprendizagem Onlife, promovido pela Paróquia de Apodi. 

Diante de um “novo mundo” de possibilidades na ambiência digital, nossa alegria é reduzir a angústia e a incerteza de estudantes e professores, ajudando-os a continuar suas pesquisas, nesse período de quarentena, através das inúmeras plataformas, ferramentas e recursos online, elevando desse modo o espírito inquieto e motivacional de cada um deles, na realização de seus projetos de vida acadêmica.

O nosso curso tem uma natureza metodológica “imersiva”. É oportunizado ao aprendiz um mês em contato direto com um mar de conteúdo atualizado e objetivo, sendo impossível passar um mês interagindo no curso e sair sem se molhar, ou seja, sem ter robustecido a sua autonomia digital.

A primeira edição, com 150 inscritos, aconteceu entre os dias 19 de maio a 19 de junho de 2020. Diariamente, de segunda a sexta, lançávamos simultaneamente uma temática e uma plataforma digital para conhecer, explorar, discutir e avaliar as vantagens e desvantagens, bem como ouvir as experiências de quem já lida com outras ferramentas online em suas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem.

Como vemos, o curso não aborda apenas o desenvolvimento das habilidades técnicas. Toda pedagogia precede a tecnologia, por isso, além de conhecer novas tecnologias para o ensino-aprendizagem, é fundamental desenvolver novas pedagogias focadas no novo ambiente digital. Aqui serve a máxima de Paulo Freire quando disse que
“A formação técnico-científica de que urgentemente precisamos é muito mais do que puro treinamento ou adestramento para o uso de procedimentos tecnológicos”.
Para a realização do curso, utilizamos basicamente três plataformas gratuitas: Grupo no WhatsApp, Classroom do Google e Google Meet. Ao longo do curso, usamos outras ferramentas online para enquetes, feedback, gamificação, etc.

Entre as dezenas de feedback dos aprendizes inquiet@s do curso da 1ª edição, compartilho alguns:
“O curso foi um divisor de águas para a minha experiência no novo ambiente de aulas onlife” (Nayara Lima).

"O curso chegou como providência divina em minha vida. Numa fase de mudanças e transições, o medo imperava por me sentir sem saber o que fazer e como interagir nesse novo ambiente. Hoje, posso dizer que 80% do que aprendi e que me ajudou a jogar o medo para longe foi graças a esse curso" (Jéssica Souza).

“O conhecimento de novas plataformas digitais me deu um leque de opções para aguçar minha criatividade na elaboração das aulas remotas” (Ellen Karolyne).

“O curso ‘robusteceu’ a minha autonomia digital, trouxe um respiro para minhas aulas e alimentou o meu conhecimento” (Daniele Ramalho).

“O curso foi uma harmonia perfeita entre teoria e prática, aguçando o desejo de melhor desenvolver o ensino ONLIFE. O curso veio despertar uma prática docente inovadora e eficaz, nos dando a certeza que o aprendizado ONLIFE pode ser mais eficaz que o presencial” (Ledjane Viana).


E o que é esse aprendizado ONLIFE?

O termo “onlife” foi cunhado pelo filósofo italiano Luciano Floridi, para indicar uma nova visão de sociedade, sem a separação entre online e offline, entre realidade analógica e digital. O filósofo explica esse termo dentro do seu livro chamado "Infosphere", no qual interpreta a sociedade contemporânea como um conjunto de organismos informacionais interconexos e interdependentes. 

Para clarear o termo, Floridi compara a realidade “onlife” com a água do mangue, que é composta da água do rio (água doce) com a água do mar (água salgada). Ou seja, assim como não é possível, no manguezal, separar a água doce da água salgada, da mesma forma não é possível separar a realidade online da realidade offline. 
Especificamente, a modalidade “onlife” de ensino-aprendizagem ganha sentido quando derrubamos as fronteiras entre a educação online e offline. Este modelo supera aquele do ensino híbrido (Blended Learning), porque neste período de distanciamento social, o ensino híbrido não é permitido realizar. O que caracteriza o ensino híbrido é a modalidade semipresencial, na qual os estudantes acessam as temáticas nas plataformas digitais e as discutem presencialmente em sala de aula, na companhia dos seus professores.

Porém, antes de adotarmos o paradigma “onlife” de educação, é preciso quebrar, além das barreiras mentais, aquelas físicas e geográficas, quando afirmávamos que o online e offline seriam dois espaços separados e diversos. Ou como comumente dizemos que a realidade online, virtual, é menos real ou menos importante do que a realidade offline, física. O online e offline não são duas dimensões distintas, mas se compenetram/complementam.

Obviamente, para quem nasceu na era pré-mídias digitais e para quem ainda não tem acesso à internet, fazer distinção entre o online e o offline é algo compreensível. Todavia, para as crianças, adolescentes e jovens que nasceram e cresceram imersos na cultura digital, aprender na realidade online é tão natural quanto na realidade offline.

Inscrição para a 2ª Edição do Curso

A 2ª edição do curso - destinada a professores em geral e estudantes a partir do Ensino Médio - acontece de 6 a 31 de julho deste. Esta nova edição está sendo elaborada levando em consideração as observações e sugestões dos participantes da 1ª edição do curso, numa perspectiva de melhorias com base na avaliação e popularidade de cada aspecto na visão dos usuários, formato largamente utilizado no meio digital para indicar a credibilidade de algum produto ou serviço.

Semanalmente, teremos três aulas: segunda, quarta e sexta. Duas aulas assíncronas (adaptadas ao horário de cada um), segunda-feira e quarta-feira e uma aula síncrona (ao vivo), toda sexta, pelo Google Meet, às 16h. Para aqueles que não puderem estar presentes na aula ao vivo da sexta, a videoaula será compartilhada no dia seguinte no grupo do WhatsApp e na sala de aula (Google Classroom) da turma.

Os professores e estudantes inquietos que sentem a necessidade de dar um update na sua autonomia digital, basta entrar em contato com o curador do curso, Talvacy Chaves, através do seu WhatsApp, no número (84) 99668-3426. 

Para a 2ª edição, já temos aproximadamente 60 inscritos. As inscrições estarão abertas até o dia 3 de julho.

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