Ensino-Aprendizagem ONLIFE

CURSO ENSINO-APRENDIZAGEM ONLIFE:
Como desenvolver a Autonomia Digital no ambiente acadêmico?





PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM


1. IDENTIFICAÇÃO

TURMA: Aprendizes Inquietos ONLIFE
PROFESSOR: Dr. Talvacy Chaves de Freitas[1]
E-MAIL: talvacy77@gmail.com
WHATSAPP: (84) 9 9668-3426
CARGA HORÁRIA: 21h
DATA: 06 a 31 de julho de 2020

2. EMENTA

Ao apresentar novos recursos digitais e novas habilidades tecno-pedagógicas de ensino-aprendizagem, este curso propõe emancipar a autoestima e a autonomia digital dos educandos e educadores.

3. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM

Ajudar estudantes e professores a conhecer melhor a complexidade do ambiente “onlife”, oferecendo vias para acessar e gerenciar os melhores recursos e plataformas online de ensino-aprendizagem, em vista de robustecer a autonomia digital da comunidade acadêmica.

4. CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO
  1. A consciência de que a transição para ensino-aprendizagem “onlife”, híbrido, é irreversível. 
  2. A consciência de que passar do analógico para o ensino-aprendizagem online significa reinventar a pedagogia de ensino, com novas linguagens, métodos e processos. 
  3. Descobrir e usar novas competências tecno-pedagógicas digitais para ampliar as fronteiras do ensino-aprendizagem onlife. 
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Introdução e teoria da Aprendizagem em Rede
- A Teoria do Conectivismo no ensino-aprendizagem; 
- Níveis de autonomia digital dos aprendizes; 

UNIDADE II – Preparando o aprendiz para o ONLIFE
- Preparando o educando e educador para aprender e ensinar no ambiente digital; 
- Alfabetização digital versus analfabetismo e desigualdade digital;

UNIDADE III – Como planejar e aplicar o ensino ONLIFE
- Como planejar o ensino online;
- Ensino-aprendizagem sincrônica e assincrônica; 

UNIDADE IV – Ensino-aprendizagem onlife focado no estudante
- Estudante fazedor do seu próprio percurso de aprendizagem 
- Segurança e suporte online aos estudantes 

UNIDADE V – Como avaliar online e dispositivos digitais na educação
- Plataformas digitais para avaliação e feedback 
- Síntese dos melhores recursos digitais para a educação 

6. METODOLOGIA

- Audio e videoaula síncrona (Google Meet) e assíncrona (Classroom do Google e grupo do WhatsApp)

- Compartilhamento de conteúdo em formatos variados no WhatsApp e Google Drive

- Uso de formulários e gamificação online para enquetes e feedback

- Leitura, diálogo, comentários, provocações e intercâmbio no grupo do WhatsApp das melhores práticas pedagógicas e dispositivos digitais na educação. 

7. DIÁRIO DO CURSO DA 1ª EDIÇAO - 19 de maio a 19 de junho

UNIDADE I – Introdução e teoria da Aprendizagem em Rede 
19/05 - Aula introdutória sincrônica na sala do Google Meet – 16h 
20/05 - A aplicação da Teoria do Conectivismo no Ensino-Aprendizagem 
21/05 - Autonomia do estudante no acesso, gestão e criação de conteúdos digitais; 
22/05 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h 

UNIDADE II – Preparando o aprendiz para o ONLIFE 
25/05 - O impacto que professor e estudante estão sentindo com a transição do offline para o ensino-aprendizagem online. 
26/05 - Preparando os estudantes e professores para o ensino-aprendizagem onlife 
27/05 - Alfabetização digital e conectividade dos estudantes e professores 
28/05 - Como as desigualdades no acesso e nas habilidades digitais impactam no ensino-aprendizagem online? 
29/05 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h 

UNIDADE III – Como planejar e aplicar o ensino ONLIFE 
01/06 - Como planejar o ensino online com pedagogias interativas e envolventes? 
02/06 - Interação online com os estudantes 
03/06 - Ensino-aprendizagem sincrônica e assincrônica 
04/06 - Otimizar e prefixar horários de interação entre professor e estudante 
05/06 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h 

UNIDADE IV – Ensino-aprendizagem onlife focado no estudante 
08/06 - Estudantes construtores do seu próprio percurso de aprendizagem 
09/06 - Oferecer apoio e suporte personalizado aos estudantes 
10/06 - Segurança online dos aprendizes 
11/06 - Feriado Corpus Christi 
12/06 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h 

UNIDADE V – Como avaliar online e dispositivos digitais na educação 
15/06 - Como avaliar os aprendizes no contexto de ensino-aprendizagem online? 
16/06 - Plataformas digitais para avaliação e feedback 
17/06 -  Qual é a relevância do feedback no aprendizado online? 
18/06 -  Uma proposta de síntese dos melhores recursos digitais para o ensino-aprendizagem 
19/06 - Aula sincrônica no Google Meet – 16h – avaliação e certificação 

8. Orientações para a interação online dos membros do curso

I. Focar exclusivamente no objetivo do curso: ajudar estudantes e professores a aprender e lecionar com mais autonomia no ambiente digital;

II. Não será bem-vindo nenhum conteúdo, comentário, pergunta, imagem, vídeo, crença, propaganda comercial, etc. que não tenha vínculo com a temática do Ensino-Aprendizagem digital;

III. Será bem-vindo todo e qualquer conteúdo, comentário, experiências, dúvidas, vídeos tutoriais, artigos, reflexões, imagens, memes, práticas pedagógicas, links, que venham agregar conhecimento ao objetivo do nosso curso;

IV. Antes de publicar qualquer coisa, leia e releia com atenção, somente depois publique seu comentário, pergunta, dúvida, sugestão, de forma clara e objetiva. Nada de escrever texto longo. Lembre-se que é um espaço de diálogo, conversa, não de monólogo.

V. Critique a ideia, não a pessoa - e seja educado ao fazê-la;

VI. Não escreva uma resposta que você não diria presencialmente, olho no olho;

VII. Caso você veja um comentário ou qualquer outro conteúdo que seja ofensivo e viole o objetivo do curso, por favor entre em contato pessoal com o curador do curso pelo zap (84) 99668-3426.

9. Otimizando o seu tempo no curso – Uma proposta

De segunda à quinta:

- Leitura dinâmica do tema do dia: 5-10 minutos; 
- Responder a pergunta-problema do dia: 5-10 minutos; 
- Leitura dos comentários e interação nas discussões do grupo de Whatsapp: 10-15 minutos;
- Assistir tutoriais sugeridos pelo curso para ter ciência da existência de novos recursos técnicos e assim desenvolver novas habilidades tecno-pedagógicas no Ensino-Aprendizagem Onlife: 10-15 minutos. 

Sextas-feiras:

- Para quem se interessar, 4 da tarde teremos aula online sincrônica/live. Nela faremos uma síntese crítica-reflexiva do que foi problematizado durante a semana. Na ocasião, ouviremos comentários, sugestões e avaliação dos aprendizes sobre a semana e, por último, apresentaremos a temática da semana seguinte: 40 a 50 minutos; 

Certificação: 50 minutos diários multiplicados por 21 dias úteis letivos correspondem a 21 horas aula. Portanto, se você aplica de segunda à sexta, entre 40 a 50 minutos do seu tempo, no final você se certifica de ter investido 21 horas no curso.
No final do curso, para quem se interessar, a paróquia de Apodi emitirá um Certificado Digital de participação.

10. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA

CHAVES T. C. & LACERDA, J. Da Pedagogia da Autonomia de Freire à Autocomunicação Digital de Castells. Joinville: Intercom, 2018, disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1428-1.pdf


CHAVES DE FREITAS, Talvacy. Autocomunicação de massa na cultura digital a partir de Manuel Castells: um estudo de caso entre os estudantes de comunicação no Nordeste do Brasil. Tese de doutorado, Roma, 2019.
NEPOMUCENO, C. (2020). Civilização 2.0: por que estamos sendo obrigados a imitar as formigas. Rio de Janeiro: Nepô Ebook.


Princípios do conectivismo – disponível em https://is.gd/FmUf1q

Learning in the era of Network Society – Curso Online oferecido pelo Web Science Institute da University of Southampton, disponível na plataforma do Future Learn.

Digital skills for teachers: making technology work for you – Curso Online oferecido pelo Future Learn

Learning online: managing your identity – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn

Learning online: searching and researching – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn

Learning online: learning and collaborating – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn

The online educator – Curso Online promovido pela The Open University, disponível na plataforma do Future Learn

How to teach Online – Curso Online disponível na plataforma do Future Learn

Obs. Como se trata de um curso piloto 100% online, cuja inspiração surgiu nesse período de quarentena, as referências bibliográficas vão se atualizando a partir das demandas dos aprendizes inquietos, que emergirão na interação ao longo do curso.

[1] Possui graduação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba (1996-2001). Possui bacharelado (2008-2010), mestrado (2011-2012) e doutorado(2016-2019) em Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), sendo este em co-tutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, faz pós-doutorado na UFRN, é professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi/RN, Diocese de Mossoró. Mais informação disponível no seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/1758944135956580




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente