Ensino-Aprendizagem ONLIFE
CURSO ENSINO-APRENDIZAGEM ONLIFE:
Como desenvolver a Autonomia Digital no ambiente acadêmico?
PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1. IDENTIFICAÇÃO
TURMA: Aprendizes Inquietos ONLIFE
PROFESSOR: Dr. Talvacy Chaves de Freitas[1]
E-MAIL: talvacy77@gmail.com
WHATSAPP: (84) 9 9668-3426
CARGA HORÁRIA: 21h
DATA: 06 a 31 de julho de 2020
2. EMENTA
Ao apresentar novos recursos digitais e novas habilidades tecno-pedagógicas de ensino-aprendizagem, este curso propõe emancipar a autoestima e a autonomia digital dos educandos e educadores.
3. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM
Ajudar estudantes e professores a conhecer melhor a complexidade do ambiente “onlife”, oferecendo vias para acessar e gerenciar os melhores recursos e plataformas online de ensino-aprendizagem, em vista de robustecer a autonomia digital da comunidade acadêmica.
4. CONTRIBUIÇÃO PARA O PERFIL DO EGRESSO
- A consciência de que a transição para ensino-aprendizagem “onlife”, híbrido, é irreversível.
- A consciência de que passar do analógico para o ensino-aprendizagem online significa reinventar a pedagogia de ensino, com novas linguagens, métodos e processos.
- Descobrir e usar novas competências tecno-pedagógicas digitais para ampliar as fronteiras do ensino-aprendizagem onlife.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I – Introdução e teoria da Aprendizagem em Rede
- A Teoria do Conectivismo no ensino-aprendizagem;
- Níveis de autonomia digital dos aprendizes;
UNIDADE II – Preparando o aprendiz para o ONLIFE
- Preparando o educando e educador para aprender e ensinar no ambiente digital;
- Alfabetização digital versus analfabetismo e desigualdade digital;
UNIDADE III – Como planejar e aplicar o ensino ONLIFE
- Como planejar o ensino online;
- Ensino-aprendizagem sincrônica e assincrônica;
UNIDADE IV – Ensino-aprendizagem onlife focado no estudante
- Estudante fazedor do seu próprio percurso de aprendizagem
- Segurança e suporte online aos estudantes
UNIDADE V – Como avaliar online e dispositivos digitais na educação
- Plataformas digitais para avaliação e feedback
- Síntese dos melhores recursos digitais para a educação
6. METODOLOGIA
- Audio e videoaula síncrona (Google Meet) e assíncrona (Classroom do Google e grupo do WhatsApp)
- Compartilhamento de conteúdo em formatos variados no WhatsApp e Google Drive
- Uso de formulários e gamificação online para enquetes e feedback
- Leitura, diálogo, comentários, provocações e intercâmbio no grupo do WhatsApp das melhores práticas pedagógicas e dispositivos digitais na educação.
7. DIÁRIO DO CURSO DA 1ª EDIÇAO - 19 de maio a 19 de junho
UNIDADE I – Introdução e teoria da Aprendizagem em Rede
19/05 - Aula introdutória sincrônica na sala do Google Meet – 16h
20/05 - A aplicação da Teoria do Conectivismo no Ensino-Aprendizagem
21/05 - Autonomia do estudante no acesso, gestão e criação de conteúdos digitais;
22/05 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h
UNIDADE II – Preparando o aprendiz para o ONLIFE
25/05 - O impacto que professor e estudante estão sentindo com a transição do offline para o ensino-aprendizagem online.
26/05 - Preparando os estudantes e professores para o ensino-aprendizagem onlife
27/05 - Alfabetização digital e conectividade dos estudantes e professores
28/05 - Como as desigualdades no acesso e nas habilidades digitais impactam no ensino-aprendizagem online?
29/05 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h
UNIDADE III – Como planejar e aplicar o ensino ONLIFE
01/06 - Como planejar o ensino online com pedagogias interativas e envolventes?
02/06 - Interação online com os estudantes
03/06 - Ensino-aprendizagem sincrônica e assincrônica
04/06 - Otimizar e prefixar horários de interação entre professor e estudante
05/06 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h
UNIDADE IV – Ensino-aprendizagem onlife focado no estudante
08/06 - Estudantes construtores do seu próprio percurso de aprendizagem
09/06 - Oferecer apoio e suporte personalizado aos estudantes
10/06 - Segurança online dos aprendizes
11/06 - Feriado Corpus Christi
12/06 - Aula sincrônica na sala online do Google Meet – 16h
UNIDADE V – Como avaliar online e dispositivos digitais na educação
15/06 - Como avaliar os aprendizes no contexto de ensino-aprendizagem online?
16/06 - Plataformas digitais para avaliação e feedback
17/06 - Qual é a relevância do feedback no aprendizado online?
18/06 - Uma proposta de síntese dos melhores recursos digitais para o ensino-aprendizagem
19/06 - Aula sincrônica no Google Meet – 16h – avaliação e certificação
8. Orientações para a interação online dos membros do curso
I. Focar exclusivamente no objetivo do curso: ajudar estudantes e professores a aprender e lecionar com mais autonomia no ambiente digital;
II. Não será bem-vindo nenhum conteúdo, comentário, pergunta, imagem, vídeo, crença, propaganda comercial, etc. que não tenha vínculo com a temática do Ensino-Aprendizagem digital;
III. Será bem-vindo todo e qualquer conteúdo, comentário, experiências, dúvidas, vídeos tutoriais, artigos, reflexões, imagens, memes, práticas pedagógicas, links, que venham agregar conhecimento ao objetivo do nosso curso;
IV. Antes de publicar qualquer coisa, leia e releia com atenção, somente depois publique seu comentário, pergunta, dúvida, sugestão, de forma clara e objetiva. Nada de escrever texto longo. Lembre-se que é um espaço de diálogo, conversa, não de monólogo.
V. Critique a ideia, não a pessoa - e seja educado ao fazê-la;
VI. Não escreva uma resposta que você não diria presencialmente, olho no olho;
VII. Caso você veja um comentário ou qualquer outro conteúdo que seja ofensivo e viole o objetivo do curso, por favor entre em contato pessoal com o curador do curso pelo zap (84) 99668-3426.
9. Otimizando o seu tempo no curso – Uma proposta
De segunda à quinta:
- Leitura dinâmica do tema do dia: 5-10 minutos;
- Responder a pergunta-problema do dia: 5-10 minutos;
- Leitura dos comentários e interação nas discussões do grupo de Whatsapp: 10-15 minutos;
- Assistir tutoriais sugeridos pelo curso para ter ciência da existência de novos recursos técnicos e assim desenvolver novas habilidades tecno-pedagógicas no Ensino-Aprendizagem Onlife: 10-15 minutos.
Sextas-feiras:
- Para quem se interessar, 4 da tarde teremos aula online sincrônica/live. Nela faremos uma síntese crítica-reflexiva do que foi problematizado durante a semana. Na ocasião, ouviremos comentários, sugestões e avaliação dos aprendizes sobre a semana e, por último, apresentaremos a temática da semana seguinte: 40 a 50 minutos;
Certificação: 50 minutos diários multiplicados por 21 dias úteis letivos correspondem a 21 horas aula. Portanto, se você aplica de segunda à sexta, entre 40 a 50 minutos do seu tempo, no final você se certifica de ter investido 21 horas no curso.
No final do curso, para quem se interessar, a paróquia de Apodi emitirá um Certificado Digital de participação.
10. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
CHAVES T. C. & LACERDA, J. Da Pedagogia da Autonomia de Freire à Autocomunicação Digital de Castells. Joinville: Intercom, 2018, disponível em http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1428-1.pdf
CHAVES DE FREITAS, Talvacy. Autocomunicação de massa na cultura digital a partir de Manuel Castells: um estudo de caso entre os estudantes de comunicação no Nordeste do Brasil. Tese de doutorado, Roma, 2019.
NEPOMUCENO, C. (2020). Civilização 2.0: por que estamos sendo obrigados a imitar as formigas. Rio de Janeiro: Nepô Ebook.
NEPOMUCENO, C. (2020). Civilização 2.0: por que estamos sendo obrigados a imitar as formigas. Rio de Janeiro: Nepô Ebook.
Learning in the era of Network Society – Curso Online oferecido pelo Web Science Institute da University of Southampton, disponível na plataforma do Future Learn.
Digital skills for teachers: making technology work for you – Curso Online oferecido pelo Future Learn
Learning online: managing your identity – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn
Learning online: searching and researching – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn
Learning online: learning and collaborating – Curso Online promovido pela University of Leeds, disponível na plataforma do Future Learn
The online educator – Curso Online promovido pela The Open University, disponível na plataforma do Future Learn
How to teach Online – Curso Online disponível na plataforma do Future Learn
Obs. Como se trata de um curso piloto 100% online, cuja inspiração surgiu nesse período de quarentena, as referências bibliográficas vão se atualizando a partir das demandas dos aprendizes inquietos, que emergirão na interação ao longo do curso.
[1] Possui graduação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba (1996-2001). Possui bacharelado (2008-2010), mestrado (2011-2012) e doutorado(2016-2019) em Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), sendo este em co-tutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, faz pós-doutorado na UFRN, é professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi/RN, Diocese de Mossoró. Mais informação disponível no seu Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/1758944135956580
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