“Salas de aulas sem paredes”

Boa noite Fernando Magalhães, boa noite ouvintes do jornal 60 minutos. Comento hoje a frase “salas de aulas sem paredes” do filósofo canadense Marshall McLuham.  

Estaria o YouTube realizando a profecia do filósofo, quando há mais de 50 anos afirmou que todo estudante um dia aprenderia qualquer coisa sem a necessidade de ficar dependente de uma sala de aula por vários anos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, a cada 10 brasileiros conectados na internet, nove usam o Youtube para buscarem conteúdo educacional.

Em 2018, uma pesquisa feita pela Ipsos nos Estados Unidos revelou que 85% dos adolescentes americanos usam o Youtube, dos quais 80% deles dizem que o Youtube os ajudou a aprender mais sobre alguma coisa e 68% afirmaram que ver vídeo no YouTube faz com que eles desenvolvam habilidades para viver melhor no futuro.

Por causa disso, nos últimos anos houve um aumento assustador de canais no Youtube cujo conteúdo é apresentado por professores, com material exibido de forma dinâmica e interativa, como é o caso do professor brasileiro Noslen que usa paródias para descomplicar suas lições de língua portuguesa:

Disse o professor: “criei o canal com o intuito de ir na contramão do que os colégios pediam, que era tirar o celular da mão dos alunos. Percebendo que o celular tinha chegado pra ficar, eu fiz o caminho inverso e levei a língua portuguesa para dentro do celular com a criação do canal e pensando que mais cedo ou mais tarde os alunos me encontrariam ali. No fim, deu muito certo”. O canal do professor já chega a quase três milhões de inscritos.

Com a internet, os muros das escolas e universidades se diluem. Se antes dela, o conhecimento estava preso nas bibliotecas, nos livros dos professores e detentores do conhecimento, com a internet, o conhecimento vem para a palma da nossa mão. Além do Youtube, existem milhares de outras plataformas de acesso direto a milhares de cursos em todas as áreas do conhecimento humano.

Portanto, em tempo de internet, ser ignorante sobre algo é uma questão de escolha, é uma questão de opção. A resposta para qualquer dúvida ou pergunta está em nossas mãos, a um clik de distância. Talvacy Chaves para o 60 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente