O significado e o sentido da Quaresma


Boa noite Fernando Magalhães, boa noite ouvintes do jornal 60 minutos.
O que é quaresma e qual o significado dela na vida do cristão é o meu comentário de hoje.

Quaresma significa 40 dias de preparação para a celebração da Páscoa de Jesus, que acontece no domingo após a Semana Santa.

Nos primeiros séculos, a preparação para festejar a ressurreição de Jesus contava apenas com três dias, de quinta-feira santa ao sábado de Aleluia.
Por volta do ano 350. D.C, a Igreja consciente da importância do evento da ressurreição de Jesus, considerado a principal festa religiosa no calendário dos cristãos, aumentou de 3 dias para 40 dias, começando na quarta-feira de cinzas e concluindo com o grande grito da vitória, quando Maria Madalena e alguns apóstolos comunicaram para o mundo que Jesus venceu a morte, que Ele não está na mais no sepulcro, Ressuscitou.

A escolha do nome latino quaresma, que vem de quarenta, é muito significativo na bíblia. Por exemplo, o dilúvio de Noé durou 40 dias e 40 noites, que significou a passagem de uma velha humanidade para uma nova; o povo hebreu caminhou 40 anos no deserto na direção da Terra Prometida. O povo da cidade de Nínive, antes de receber o perdão de Deus, fez penitência durante 40 dias. O profeta Elias caminhou 40 dias e 40 noites para chegar à montanha de Deus. Jesus, preparando-se para assumir a sua missão, jejuou 40 dias e 40 noites.

Para o papa Francisco, a quaresma é a vitória da misericórdia. Disse ele: “A Quaresma é um caminho que nos conduz para a vitória da misericórdia sobre tudo o que procura esmagar-nos ou reduzir-nos a qualquer coisa que não corresponda à dignidade de filhos de Deus. A Quaresma é a estrada da escravidão para a liberdade, do sofrimento para a alegria, da morte para a vida”. 

A quaresma é também o tempo de dizer não. Não à indiferença que exclui e mata os outros. Não ao preconceito, não à arrogância e a prepotência que humilham o outro, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis da sociedade.

A quaresma, diz o papa, significa não à poluição intoxicante das palavras vazias e sem sentido, da crítica grosseira e superficial, das análises simplistas que não conseguem abraçar a complexidade dos problemas humanos, especialmente os problemas de quem mais sofre. 

A quaresma é tempo de memória, concluiu o papa: “É o tempo para pensar e nos perguntar: Que seria de nós se Deus nos tivesse fechado as portas? Que seria de nós sem a sua misericórdia, que não se cansou de nos perdoar e sempre nos deu uma oportunidade para começar de novo? A Quaresma é o tempo para nos perguntarmos: Onde estaríamos nós sem a ajuda de tantos rostos silenciosos que nos estenderam a mão de mil modos e, com ações muito concretas, nos devolveram a esperança e nos ajudaram a recomeçar?” Talvacy Chaves para o 60 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente