Nossa relação com as tecnologias


Boa noite Fernando e ouvintes da 98fm. O comentário de hoje aborda a nossa relação com as tecnologias.

Você, ouvinte, viveria sem tecnologia? Pra início de conversa, afirmo, categoricamente, que nenhum ser humano vive sem o auxílio de tecnologias. Tal afirmação talvez não seja fácil de digeri-la por causa da nossa percepção muitas vezes equivocada sobre o que entendemos por tecnologia. Então vamos lá. Tecnologia é todo e qualquer objeto manipulado ou moldado pelo homem para um determinado fim.

Por exemplo, um chapéu é uma tecnologia com a finalidade de nos proteger do sol ou do frio. O asfalto é uma tecnologia com a finalidade de facilitar a locomoção de um lugar para outro; A escrita é uma tecnologia com a finalidade de organizar e registrar nossa fala no tempo e no espaço. O celular também é uma tecnologia que facilita a comunicação entre as pessoas que vivem distantes umas das outras, além de oferecer muitos outros benefícios.

A tecnologia, portanto, nasce como “remédio” para a insuficiência biológica humana. Diferente dos outros animais, que vivem movidos por seus instintos, o homem só sobrevive por causa dos aparatos tecnológicos que ele mesmo cria. Como diz um teórico canadense de comunicação, Marshall McLuham, o homem cria as tecnologias e as tecnologias recriam o homem.

Se colocamos os óculos da sensibilidade tecnológica, veremos que vivemos em uma grande bolha tecnológica, sobretudo, se você mora na cidade. Quer fazer um teste? O rádio que você escuta o 60 minutos é uma tecnologia: a mesinha onde se encontra o rádio é uma tecnologia; o piso e o teto da sua casa são tecnologias. O transporte que você usa pra se locomover de um lugar pra outro, uma bicicleta, uma moto, a cela no lombo do animal, carro, tudo é tecnologia.

Neste momento, você, seguramente, está revestido de tecnologia. Por exemplo, sua camisa, seu calçado, seus óculos, sua calça. Para nos alimentar usamos tecnologias: o fogo, o fogão a lenha ou a gás, o prato, a colher, a panela.

Portanto, caro ouvinte, por mais que alguém, ingenuamente, fale por aí que não depende de tecnologias para viver, poderíamos dizer pra esse alguém que a tecnologia é muito mais do que um simples objeto, ela é a essência da nossa vida. Assim como não vivemos sem alimentação, também nenhum ser humano vive sem tecnologia. Talvacy Chaves para o 60 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente