Defesa da Tese de Doutorado

Dia 18 deste, às 17h, defendi a minha tese de doutorado em Ciências da Comunicação Social, na Universidade Pontifícia Salesiana, em cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estudei o fenômeno da “autocomunicação de massa” nas redes digitais e a sua influência no processo de aprendizagem dos estudantes de Jornalismo da UERN e da UFRN e os de Marketing da FAFIC, em Cajazeiras, PB. 

O passo seguinte será a publicação do resultado da pesquisa em livro impresso e digital e também em uma sequência de artigos aqui no blog “Comunicar é preciso”. 

A minha banca foi composta por 5 membros, porém, apenas um deles, a professora Socorro Veloso, falou em língua portuguesa. Os demais em italiano e espanhol. Compartilho, portanto, a fala em português da professora Socorro, minha orientadora pela cotutela UPS-UFRN. 



Palavras de agradecimentos

O desenvolvimento desta tese não foi apenas um percurso individual feito em três anos. Corresponde a esforços e engajamentos conjuntos, realizados por um grande número de pessoas, cuja influência, de uma forma ou de outra, está plasmada no resultado final desta pesquisa. Aproveitando este espaço, quero agradecer e reconhecer a contribuição de cada uma delas, independentemente do momento ou etapa em que estiveram presentes. 

Gratidão, em primeiro lugar, a Deus, Criador da minha existência e de todas as realidades existentes, visíveis e invisíveis. 

Em segundo lugar, gratidão à família, meu maior bem, âncora moral, emocional e afetiva da minha vida. A ela, devo esta obra. A papai, por seu testemunho de homem reto, doado e humilde, por suas orações diárias e seu suor derramado, a fim de oferecer, aos seus filhos e filhas, educação e dignidade. À mamãe, pela sua sabedoria, seus conselhos e seu amor incondicional refletidos no cuidado e afeto por nós, filhos e filhas e na sua incansável luta diária, tudo para garantir, ao lado de papai, um futuro decente e honrado para todos nós. 
Família

Gratidão aos meus cinco irmãos - Gilvany, Evanda, Edilson, Evanúzia e José. Além do afeto e de sempre colaborarem em todos os sentidos, eles foram e são a minha maior fonte de motivação e inspiração nos meus estudos. Gratidão aos meus três sobrinhos: Paula Ariadna, pelo seu carinho e profundidade de alma; Isaac e Sofia por me darem afeto e alegria em nossos encontros. Gratidão pela acolhida e presença amiga na minha vida dos meus queridos cunhados (as): Ariosvaldo, Angélica, André, Daniele e Cinthia. 

Em terceiro lugar, quero agradecer às instituições e pessoas que tornaram viável a realização desta tese. Gratidão ao Magnífico Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana, Padre Mauro Mantovani, pela bolsa de estudo trienal. Em nome do Decano, professor Fábio Pasqualetti, agradeço a todos os professores da Faculdade de Ciências da Comunicação da UPS, que me ofereceram as bases teóricas e práticas para escolher o objeto de pesquisa desta tese. Gratidão ao secretário geral da UPS, Padre Jarek, pela disponibilidade generosa em articular o processo de cotutela desta tese com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 
Membros do tribunal

Quero agradecer aos meus orientadores. Ao professor Lobo, que colaborou, inicialmente com a elaboração do Projeto deste estudo. Ao professor Juciano Lacerda, por guiar-me, com maestria e sabedoria, o qual, além de orientador, oferecendo a mim comentários e reflexões críticas acertadas, também abraçou a causa da cotutela, fazendo a mediação direta com a UFRN. Agradeço à Professora Paola Piccini, pela sua disponibilidade e sensibilidade no acompanhamento metodológico desta pesquisa. Gratidão pelas correções e propostas iluminadas do Professor Emiro Cepeda, começando na condução da disciplina “Seminário de Doutorado”, até a reta final deste estudo.

Gratidão à professora Socorro Furtado, pela generosa disponibilidade em ser orientadora, pela UFRN, colaborando, desse modo, com o bom êxito da cotutela. Agradeço aos 52 estudantes das três unidades acadêmicas - FAFIC (Cajazeiras), UERN (Mossoró) e UFRN (Natal), que participaram do Estudo de Caso. 

Na pessoa de Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró, quero agradecer à querida Diocese de Santa Luzia, por ter me dado a liberdade de retomar os estudos. Na pessoa de Padre Diego Vanzetta, agradeço à querida comunidade Dom Bosco, local onde convivi, desde 2016. 

Em quarto lugar, quero agradecer, em nome de três grandes amigos - padre Damásio, Eliana e Cecília - a todos os meus amigos e amigas que participaram, direta ou indiretamente, deste longo percurso acadêmico. Em primeiro lugar, ao caríssimo Padre Damásio, que, além de me indicar para concorrer a uma bolsa de estudo na UPS, também esteve sempre presente ao longo dos meus estudos. Em segundo lugar, agradeço à minha querida amiga, professora de português, Eliana Carlos, que, voluntariamente, fez as correções gramaticais do texto desta tese. Por último, porém, não menos importante, gratidão à minha querida amiga Cecília, pela beleza e profundidade da sua amizade e afeto. 

Em quinto lugar, minha gratidão aos professores, escritores, estudantes e a todos os internautas que compartilham, gratuitamente, artigos científicos, livros, wikis, conferências, vídeos-tutoriais e cursos (MOOCs), em diversos formatos na WEB. Tudo seria mais difícil sem o auxílio da inteligência coletiva e colaborativa presente nas arquiteturas das redes digitais. Agradeço aos membros do Laboratório de Comunicação Digital Eclesial. Este grupo de estudo, que criei em 2014, na plataforma do Facebook, influenciou fortemente na escolha do objeto de pesquisa deste estudo. 

Finalmente, minha memória de gratidão por ter sempre sentido o conforto das intercessões e da presença espiritual dos meus três irmãozinhos anjos que vivem no paraíso, Maria, José e Rosilene. Também, memória eternamente grata aos meus avós, pelo afeto recebido, pelo testemunho e pelas orações sentidas, ontem, hoje e sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente