Paróquia de Fátima debate Desenvolvimento Social de Mossoró


A paróquia de Nossa Senhora de Fátima realiza um seminário sobre Desenvolvimento Social do Município de Mossoró próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, a partir das 19h30m, no salão paroquial da Igreja de Fátima, Abolição II.

O professor de sociologia e conselheiro da UERN, Dr. João Freire, fará uma análise conjuntural do tema, apresentando dados atuais sobre o Desenvolvimento Social do município.

Este seminário faz parte do programa da visita pastoral de Dom Mariano nas paróquias de Mossoró. Cada paróquia diagnostica uma área social (educação, segurança, saúde, desenvolvimento social, etc.) à luz da Doutrina Social da Igreja. 

Próximo dia 21 deste, no SESSI, às 19h, realizaremos um Simpósio com representantes de todas as paróquias da cidade, onde faremos uma análise de conjuntura das principais políticas públicas da cidade de Mossoró, a partir da reflexão feita em cada paróquia.

Desenvolvimento Social?

“Todo Desenvolvimento é Desenvolvimento Social”, diz Augusto de Franco.
Um município é socialmente desenvolvido quando a sua população tem alta qualidade de vida e justiça social. Numa visão mais objetiva, o desenvolvimento social ocorre quando todos os setores de uma determinada sociedade são beneficiados e respeitados.

Um exemplo: Se o desenvolvimento político de um município se torna elitista e não participativo, restrito nas mãos de poucas famílias, o município corre o risco de não obter um consciente desenvolvimento social.

Os índices de desenvolvimento social são medidos e comparados pela proporção de pessoas que possuem suas necessidades básicas satisfeitas, como alimentação, trabalho, escola, hospital, habitação, saneamento básico, coleta de lixo, acesso à energia elétrica, à informação, entre outros.

A partir do conceito acima, poderemos nos perguntar: como anda o Desenvolvimento Social do nosso município? A população de Mossoró tem excelente qualidade de vida? Tem acesso às necessidades básicas citadas acima?

Para alargar nossa reflexão, contamos com a sua participação, próxima quarta, na Igreja de Fátima, a partir das 19h30m.

Bem-vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente