Por que os jovens abandonam a Igreja?

Novo estudo revela: três de cada cinco jovens cristãos se afastam da fé e abandonam suas igrejas de origem. Esse é um fenômeno comum em todas as confissões religiosas cristãs do ocidente. E a grande pergunta é: por que isso acontece, e por que com esta frequência?

Os dados são fruto de uma pesquisa feita com 1.296 jovens, entre 18 e 29 anos, pelos pesquisadores do Barna Group. A recente pesquisa coordenada por David Kinnaman está disponível no seu livro cujo título é: “You Lost Me: Why Young Christians Are Leaving Church... and Rethinking Faith”.

Destaco alguns dados relevantes da pesquisa.

O primeiro: as igrejas dão a sensação de serem “excessivamente protetoras”. Quase um quarto dos jovens responderam que, na maior parte dos casos, “os cristãos demonizam tudo o que não tem a ver com a Igreja”. 22% declararam que as Igrejas ignoram os problemas do mundo real.

O segundo: descobriu-se que muitos jovens adultos sentem que sua experiência do cristianismo é superficial, pouco intensa. Um terceiro grupo juvenil entrevistado afirmou que “a Igreja é chata”. 20% dos que participaram da pesquisa como adolescentes, afirmaram que Deus parece estar ausente de sua experiência de igreja.

Terceiro: alguns fazem uma crítica às igrejas às quais pertenciam ou às quais ainda pertencem. 17% dos jovens cristãos afirmam “que cometeram erros, e que se sentem julgados pela Igreja por causa deles”. Dois de cada cinco jovens adultos cristãos afirmam que os ensinamentos da Igreja sobre o controle da natalidade e sobre o sexo “são antiquados”.

Quarto: outra razão pela qual os jovens se afastam das Igrejas reside no fator emocional. Ou seja, sentem que a Igreja “é pouco amistosa em relação às pessoas que têm dúvidas”. Mais de um terço dos jovens adultos declararam que é impossível, na Igreja, fazer perguntas sobre as questões mais urgentes da vida e 23% admitiram que “tem dúvidas intelectuais significativas” sobre a sua fé.

Mais de 52% afirmaram que “as crenças éticas, políticas ou religiosas” contribuíram para o abandono. 18% declararam que não estão de acordo com a “posição da Igreja em temas políticos e sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente