Entre as montanhas, uma bela cidade

Cidade dos três dentes. É nela que permaneço durante todo este mês de julho. Do latim, seu nome é Tridentum. Porém, no italiano, ela é conhecida pelo nome de Trento.

Uma cidade no norte da Itália, Trento é situada entre duas grandes referências: Bolzano (terra do meu padim Frei Damião) e Verona (paraíso de Romeu e Julieta).

piazza duomo

No mundo católico, a palavra "trento" é muito conhecida porque liga ao Concílio de Trento, no século XVI, depois que o teólogo agostiniano, Matinho Lutero, rompeu com a Igreja Católica, criandoassim a religião luterana.

Para a Diocese de Mossoró, Trento é igual a Dom Mariano Manzana.

Em nível de Igreja italiana, Trento é famosa pelo fato de haver centenas de padres missionários espalhados nos cinco continentes. Na diocese de Mossoró, por exemplo, nas últimas décadas do século passado, vários padres prestaram honrosos trabalhos em várias paróquias. Ainda hoje, contamos com três missionários: Pe. Walter, Pe. Dário Torboli e Dom Mariano Manzana.

Para qualquer membro do Movimento dos Focolares, Trento rima com Chiara Lubich, falecida em março de 2008. Paro por aqui porque quanto mais cavar neste poço, mais estoura água potável.
Aqui estou, não apenas pra curtir a beleza histórica, paisagística, climática da cidade, mas para estagiar na Editora diocesana de nome "Vita Trentina". Hoje, foi o meu

paisagem trentinaprimeiro contato com o grupo que compõe a redação editorial.

O que me chamou atenção, já no primeiro dia, foi o aspecto da convergência das mídias. Radio, jornal, revistas, homepage, publicação de livros, tudo em um só espaço físico. Jornalistas, editores, radialistas trabalham em sinergia, partilhando e dividindo os trabalhos juntos.

Por trás dessa comunhão fraternal de trabalhadores, existe um elemento que me deixou enfeitiçado: o fato de usarem, como plataforma digital, um CMS (Content Management System), explicando melhor, um software livre, onde se pode integrar todos as mídias (revista em papel, digital, rádio, site) em uma única plataforma web.

Irei passar uma semana em cada área. Nesta, estou no departamento de rádio. Na próxima, no departamento de produção de jornal e por aí vai.

Hospedado? Advinha. Estou no Seminário diocesano, fundado em 1593, logo após o Concílio de Trento. Aqui, chegou ainda adolescente, com a história de ser padre, o nosso pastor diocesano Dom Mariano, bem como, os padres trentinos que se encontram ainda na diocese, Pe. Walter e Pe. Dário.

Em breve, volto com mais novidades sobre minha estadia por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente