America Latina: atividades recordam martírio de Dom Oscar Romero

Igrejas, Universidades, ONU e diversos movimentos sociais organizam celebrações e iniciativas para fazer memória da paixão de Dom Oscar Romero pela luta em defesa dos direitos humanos. Entre os eventos deste ano, destacou-se a visita do Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, ao túmulo de Dom Oscar.

"Ninguém pode matar a voz da justiça", dizia Dom Oscar Romero nas suas homilias como arcebispo de San Salvador (1977-1980). Há 31 anos, dia 24 de março de 1980, enquanto estava celebrando a missa, Dom Oscar foi assassinado pelos esquadrões da morte do regime político ditatorial de El Salvador.

Encerram-se domingo próximo (27) as comemorações ao reconhecimento de heroísmo profético do mártir dos pobres, o "Ghandi" da América Latina. "Rendemos homenagem ao trabalho de Dom Oscar Romero e aos defensores dos direitos humanos" expressou em uma mensagem o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Em dezembro de 2010, a ONU proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional do Direito à Verdade em honra ao sangue de Dom Oscar, derramado pela causa dos Direitos Humanos e de "sua opção preferencial pelos pobres".

Em um artigo da Adital, cujo título é "Dom Oscar disse a verdade vigorosamente" descreve um pedaço de uma das homilias profética de Dom Oscar direcionada à oligarquia de El Salvador no dia 6 de janeiro de 1980, dois meses antes de morrer. "Não me considerem nem juiz, nem inimigo. Sou simplesmente o pastor, o irmão, o amigo desse povo que sabe de seus sofrimentos, de sua fome, de suas angústias; e em nome dessas vozes, eu levanto minha voz para dizer: não idolatrem suas riquezas, não as salvem deixando morrer de fome aos demais”.

Entre os eventos celebrativos ao trigésimo aniversario do martírio de Dom Oscar, foi destaque a visita do Presidente dos Estados Unidos da América ao túmulo de arcebispo. Dom Luis Escobar, arcebispo de San Salvador, e o Presidente de El Salvador, Mauricio Funes fizeram companhia ao grupo até a catedral, onde Obama, ao lado do túmulo, fez uma oração em silêncio e acendeu uma vela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente