140 anos da "Comuna París"

Neste dia 18 de março, foi celebrado na França e recordado por alguns meios de comunicação europeus, os 140 anos da "Comuna París", o primeiro governo operário da história, fundado em 1871, na França.


Diante de um poder monárquico que servia exclusivamente à sociedade burguesa, o proletariado compreendeu que era seu dever e direito assegurar o seu próprio destino, tomando pra si o poder. Nascia aí uma guerra nacional do capitalismo contra o trabalhador.


A Comuna era composta por conselheiros municipais. A maioria dos seus membros eram naturalmente representantes da classe operária.


Chegava, assim, a vez do povo.Todas as escolas foram abertas ao povo gratuitamente e, desmembrando-as diretamente das mãos da Igreja e do Estado que reservavam o ensino exclusivamente aos filhos da burguesia.


A primeira República proletária da história manteve-se no governo durante cerca de 40 dias.

Após uma luta sem trégua de cinco dias, os operários foram esmagados.


Os invasores alemães como também tropas francesas provocaram uma verdadeira carnificina. Assassinaram em praça pública mais de 20 mil pessoas.


A burguesia mostrava que pela crueldade vingativa podia vencer qualquer manifestação popular, e assim, recuperar um aparelho estatal que eleva os que já se encontram elevados e derruba os que já estão caídos.


Comentários

  1. O vídeo é de extrema relevância. São fatos históricos que não podem passar despercebidos em tempos nos quais este capitalismo global só propaga desigualdade, fome, miséria e alienação entre os povos, negando-lhes sua cultura e identidade. É importante sabermos que há meios políticos alternativos para se alimentar a utopia de um outro mundo possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente