Reta final do 1º semestre

Última semana de aulas. Na seguinte começam as benditas provas. É verdade que devemos estudar e mostrar para o professor que sabemos. Porém, mais difícil é saber o que o professor quer saber sobre o mundo de conteúdo explorado durante o semestre.

Alguns deles, reconhecendo o nosso desespero, passam uma lista de perguntas para nortear o estudo. No dia da prova, são sorteadas algumas delas, para serem respondidas oralmente.


E aqui entra um elemento difícil para nós estrangeiros que, muitas vezes, passamos ignorados pelos mestres. É o fato de ter que responder com objetividade e clareza, usando uma língua que, por mais que estudamos, ainda continua sendo um limite.


Daí, surgem duas preocupações: responder a pergunta conforme pede o professor e depois, ter que responder na língua Italiana. Por mais que dominamos uma língua estrangeira, ela será sempre estranha e pobre de vocabulário.


Neste semestre, destaco quatro cadeiras que preciso queimar mais calorias: Economia Política, Semiótica Geral, Jornalismo e Linguagem radiofônico. Com prazer e vontade de chegar lá, começarei já a preparar-me para as provas. Afinal, o que vim fazer aqui, senão estudar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente