Parabéns minha Irmã!!

Vitória de José com o resultado positivo no vestibular de medicina, o casamento de Gilvany com Angélica, e agora, a formatura de Evanda. Foram os últimos eventos de alegrias e de reencontros vividos pela minha família. Daqui de Roma, busco criar as fantasias necessárias para me fazer presente, sobretudo, nesses eventos inéditos que marcam a história da família. As imagens que construo daquilo que imagino, me fazem viver com saudade e realismo tudo o que acontece.

Sábado, 21, foi a missa de formatura. Imaginei a alegria de meus pais, dos meus irmãos, de Valdinho, da Sobrinha e, sem explicação, da estrela da noite: Evanda Maria de Freitas Chaves. No domingo foi a festa, o baile de formatura.

Evanda procurou o tempo justo para continuar os seus estudos. Lendo a sua vida, a partir do seu contexto familiar, histórico e social, ela percebeu que, para responder às exigências da realidade em que vive, não seria justo acomodar-se com o ensino médio. Daí, consciente dos desafios que a sociedade impõe, partiu para a batalha. A primeira foi convencer o marido. Essa e todas as outras barreiras conseguiu derrubá-las. Com esforço e determinação foi capaz de conciliar família, trabalho e estudo.

Com ela, nossos pais, Sr. Abraão e D. Nucy, testemunham todos os seus filhos com diplomas universitários. Esse prêmio, infelizmente, é reservado a pouquíssimos pais, sobretudo, aqueles de vida simples, do campo, de um pequeno município no interior do Rio Grande do Norte.

Os motivos para nos encher de emoção e alegria são tantos. Sou cada vez mais ciente, que, a família é a alma de uma sociedade nova. Os pais que dão asas aos filhos, que ensinam a importância dos estudos, que transmitem valores perenes como amor, respeito, fé, liberdade, estão contribuindo diretamente para a realização pessoal dos filhos e para a construção de cidadãos conscientes e responsáveis.

Evanda, a irmã mais velha, deixa para todos, especialmente para a sua filha Paulinha, um legado imperecível, um exemplo de uma esposa e mãe que não se conforma com a mediocridade da vida, que acredita e realiza naquilo que sonha. Segundo ela, o desejo de estudar continua. Está planejando fazer especialização em Letras.

Parabéns brava irmã. Deus lhe dê saúde e paz. Apesar de não puder partilhar ao seu lado da sua formatura, daqui do outro lado, conte sempre com o meu amor, minha alegria e minhas orações. Um beijo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente