Para que serve a Constituição Brasileira??


Que exemplo, heim! O desembargador Dácio Vieira proibiu sexta-feira passada o jornal ¨O Estado de S. Paulo¨ de publicar denúncias contra a família Sarney. Como é possível nós brasileiros engolirmos passivamente a censura em pleno século XXI? É isso mesmo, a maldita sensura usada no período da ditadura militar volta à tona. Esse senhor desembargador deve ser um grande amigo do símbolo do atraso e da corrupção do Maranhão. 

Não sei se foi coincidência ou providência. O fato é que estudei nesta manhã, exatamente o inciso II do art. 220 da Constituição em que descreve os direitos e deveres da comunicação social no Brasil. Reza o seguinte: ¨É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.¨ Que vergonha o sistema judiciário e legislativo do Brasil que, invés de respeitarem as leis, ignoram e abusam, negando claramente um dos direitos fundamentais do cidadão. 

Que manifestação de repúdio foi feita contra tal sujeito da lei? Será que não é suficiente a lama que impera no senado, as caras lambidas de gravatas que riem ironicamente da ignorância e do conformismo alienante do eleitor brasileiro?

Essa mão forte do capitalismo, dos interesses políticos, da cultura da corrupção e da impunidade, ajudam-me a escolher o meu futuro tema à minha especialização. Até que pensei investir em jornalismo convencional, mas a história revela, sobretudo a do Brasil, que, por trás da máquina da notícia, tem um deus que fere e que baldeia a verdadeira realidade que deveria ser apresentada. 

A cada dia sou mais convicto de que a comunicação reveladora da  realidade tal como ela é, nascerá da participação popular, das redes onlines, do jornalismo participativo, onde todos podem expressar sem medo e sem coerção aquilo que acontece na rua, nos bastidores políticos, etc. 

A infiel atitude de um desembargador, que, normalmente, se coloca como o homem que honra e protege as leis (se não me engano, essas deveriam ser a sua missão), e que usa a sua identidade jurídica, a fim de livrar o seu amigo Sarney, ícone da vergonha nacional, encarna o descaso ético e moral do atual sistema político e jurídico do nosso país.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente