Do fundo do baú

Nada melhor do que um registro fotográfico. Minha irmã Evanúzia conseguiu restagá-lo lá do fundo do baú. Que alegria e que saudade destas três figuras do Sítio Bartolomeu. A década do registro foi nos anos 90. A memória no momento não me ajuda a evidenciar o ano exato.

Quem é quem

O primeiro da esquerda é o José Dantas: tênis branco, calça e camisa azuis, um chapéu na cabeça e debaixo do braço a sua cartolina verde. Na face, um olhar sereno e um sorrisso de um menino feliz. Noutra ocasião descreverei em detalhes algumas caractéristicas desta ilustre personagem.

A personagem do centro é Evanúzia. Usando sandálias de cor preta, calça azul e uma blusa branca com duas listas azuis na horizontal. Na mão direita sua cartolina azul. O seu sorriso e a sua postura já refletiam o futuro de uma irmã inteligente e determinada.

Por último, vemos o Edilson. É o único que não deixa escapar o sorrisso. Afinal, ele era o responsável moral pelos outros. Daí, talvez, o fato de sempre ser visto como o mais sério do grupo. Na cabeça, usa um chapéu preto, idêntico ao do seu irmão e uma pasta (cartolina) debaixo do seu braço esquerdo.

Assim, foi a vida acadêmica dos três nos seus primeiros anos de escola. Trabalho e estudo. Evanúzia trabalhando na limpeza da casa e Edilson e José, na roça. Após o registro da foto, os três caminharam 6km até à escola, percurso este, feito todos os dias. Não obstante às dificuldade da época, o prazer pelo estudo era uma característica visível na face dos três irmãos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente