labor day!

Hoje, dia do trabalhador, teve muita festa em Roma e também na comunidade salesiana na qual vivo.
Na parte da manhã tivemos uma programação especial. Todas as comunidades ligadas á Universidade Pontifícia Salesiana estiveram presentes no Auditório Paulo VI e, as mesmas, se apresentaram à assembleia através de músicas, esposições de fotos, uso de power point... As apresentações se deram da seguinte forma:
1- Apresentação em Power point da assunção de Nossa Senhora feita com imagens de Maria, flores e com um belo fundo musicale.
2 - Um slide em power point de fotos das principais cidades históricas da Itália
3 - Um power point com imagens dos principais pontos turísticos da India. A ênfase nesse slyde foi dada ao provincial da inspetoira UPS, padre Joaquim, natural da India. 
4 - A comunidade D. Bosco, da qual faço parte, cantou uma música italiana de nome "La canzone ritorna"
5 - Apresentação da comunidade São Francisco de Sales atravès de um membro da comunidade que recitou o último cântico de Dante Aliguieri. Dante, como é sabido por todos, é natural de Firenze, uma cidade próxima à Roma e é considerado o pai da lingua italiana.
6 - A comunidade Zeffirino Namuncurá em coro cantou duas músicas regidas por um maestro. O primeiro canto em Latim e o segundo em italiano.
7 - A comunidade de São Tomasso foi representada por um dos seus membros que, na ocasião, divertiu o público usando algumas mágicas. No final, o mágico explicou que a magia é um excelente instrumento para catequizar as crianças e adolescentes. Como exemplo, contou o trabalho que ele fez em Torino, uma cidade no centro da Itália.
8 - Padre Roberto Giannatelli, professor emérito da UPS, fez uma retrospectiva  dos seus 60 anos de profissão religiosa.
9 - Em seguida, a comunidade D. Miquele Rua cantou uma música religiosa "cantiamo insieme".
10 - Padre Nani representou a comunidade Domigos Sávio cantando uma música italiana antiga e, em seguida, fez uma apresentação em power point de Roma antiga, através de fotos dos principais pontos históricos de Roma.

Terminada a sessão das apresentações nos dirigimos a Igreja "Jesus Maestro", localizada no centro da Universidade  para a celebração da missa. 
Depois da missa, tivemos o almoço com todos os presentes no espaço aberto da universidade com direito a churrasco e a cerveja gelada. 
Às 16h assistimos a um filme de cunho educativo que racontava o confronto entre educador e educando, cuja relação era marcada de autoritarismo e de abuso do poder por parte dos professores e, portanto, de incomunicabilidade. 
Às 19h assisti a outro filme em um cinema proximo da minha casa que se chama "Stage of play". Este filme é baseado em uma história real em New York, no qual raconta uma dramática história entre um homicídio cometido por um politico da Casa Branca e um jornalista que tem como missão, desvendar o mistério e racontar a parte verídica da história. Gostei do filme porque trata de um tema que é objeto de estudo em meu curso e, naturalmente, será meu campo de lavoro nos próximos anos na diocese de Mossoró.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente