Comunidade x Sociedade


Falo de Ferdinand Tonnies, morto em 1936, considerado um dos fundadores da sociologia alemã.

Fiquei impressionado com a diferença que este sociólogo faz entre comunidade e sociedade. A comunidade, segundo Ferdinand, é fundada sob o sentimento de aparternência, de partecipação efetiva, de relação reciproca. Como exemplo, ele cita a relação entre a mãe e filhos, ou a relação entre irmãos. É uma relação sem interesse, fondada no amor puro e profundo. Enquanto que a sociedade, a relação é superficial, baseada sobre a racionalidade e sobre  o espírito de interese. Na sociedade nada é feito sem que haja um retorno, isto é, uma retribuição por tudo o que faz. 

A comunidade é caracterizada pelo direito familiar, mais visível e real no período pré-industrial, enquanto que a sociedade é formada dos indivíduos que, não obstante a todas as leis, permanecem separados uns dos outros. Este segundo modelo, se destaca no período pós-industrial.

Conhecendo um pouco a natureza das comunidades religiosas, a grande missão dos fundadores e responsáveis das mesmas é de construir uma verdadeira relação familiar entre os membros da comunidade. Usam as mesmas pegagogias, as mesmas palavras (madre, fratello, padre...) para fazê-las mais humanas e reais. 

Contudo, apesar dos esforços e dos avanços que muitas comunidades fazem em querer assemelhar-se ao espírito afetivo que existe entre pais e filhos ou entre irmãos, terão sempre limitações de chegar ao mesmo grau de experiência comunitária vivida como família. Como ainda não fiz nenhuma experiência desse tipo em nenhuma comunidade de Igreja, aplaudo e concordo em parte com esse grande sociólogo alemão que em sua teoria, concluiu que há uma grande diferença entre sociedade e comunidade. È preciso ver e fazer a experiência  para crer. 


Comentários

  1. bem explicito gostei.deu pra diferenciar...

    ResponderExcluir
  2. Hum, gostei, interessante os aspectos apontados.
    Podemos perceber que as relações construídas e o que as fundamentada é o que melhor as definem. Nos faz refletir sobre família, necessariamente nas relações entre seus membros;e também sobre a sociedade respectivamente. Assim quanto mais nos apróximamos das realidades diversas, das diferentes pessoas nos conhecemos mais e melhor ( possivelmente...) Pois a estranheza de nós mesmos e daquilo ou daqueles/as que " ignoramos" ao longo do caminho inviabiliza as relações saudáveis e exequíveis nesse aventura que e viver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente