Semana Santa em missão

Vivi a semana santa em Casale sul sile, localizada no norte da Itália, mais precisamente entre as cidades de Treviso e Venezia.
A cidade de Casale tem uma população de aprossimadamente 10 mil habitantes. Do ponto de vista religioso, a maioria das famílias preserva o estilo tradicional de celebrar a semana santa: Jejum, confissão, missa e obra de caridade.
O meu trabalho se resumiu a confissão. A cada dia eu passava em torno de oito horas no confessionário. Foi uma experiência rica e muito gratificante. Conheci muitas pessoas, fiz algumas amizades e pude conhecer melhor um pouco da atmosfera religiosa do povo italiano.
O terremoto que provocou mortes e medo em toda a itália foi objeto de reflexão e sensibilização em nossas celebrações durante toda a semana. Pude também sentir nesses dias o espírito de solidariedade de toda a Itália para com as pessoas que sofreram conseguencias diretas com o terremoto.
Outro elemento curioso que percebi nas visitas aos doentes e idosos foi o estado de abandono dos mesmos em suas residências. Visitei alguns idosos que vivem sozinhos, sem auxilio e companhia dos filhos. Realmente, fiquei muito chocado com essa realidade.
Em síntese, pude fazer da semana santa uma oportunidade de reviver um pouco do meu ministério através da participação direta na vida sacramental da Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente