A salvação chega ao Nordeste!??

O nome do projeto nos prende a respiração. Chama-se Zona Franca do Semiárido Nordestino. Tomei conhecimento através do jornal "O mossoroense" que fez uma entrevista semana passada com o presidente da UBAM (União Brasileira dos Municipios), Leornardo Santana. Ele apresentou o projeto na câmara municipal de Mossoró e garantiu que a Zona Franca do Semiárido terá dez pólos industrias. Esses pólos funcionarão em pontos estratégicos no nordeste. Isso vai gerar meio milhão de empregos. Segundo Leornardo, só em Mossoró serão mais de 52 mil novos empregos. Na ocasião, destacou a importância de Mossoró para o projeto por ser uma cidade com riquezas naturais e com uma geografia privilegiada.
Portanto, neste domingo, diante de todas as notícias lidas, essa foi a que me fez mais feliz e esperançoso. Agora, aguardamos uma força conjunta dos municípios, o empenho direto dos prefeitos e vereadores e a cobrança ousada da parte da população para a execução desse projeto.

POR QUE SOMENTE AGORA?
Pena que somente agora chegam todas essas oportunidades. Digo isso, porque fui também vítima da emigração de meus familiares e amigos para São Paulo o outras cidades do sudeste. Deixaram suas famílias e sua terra com a esperança de viver dignamente. Muitos dos meus amigos foram trabalhar em trabalhos pesados, como construções, fábricas, outros trabalhavam em restaurantes, padarias, e tantos outros que viviam desempregados, à mercê do Deus dará, sem esquecer aqueles que foram mortos por se envolverem na marginalidade. Aqui ricordo com pesar o meu amigo de infância Erivan, que foi assassinado. Ele, um jovem com apenas 26 anos.
Ainda hoje, apesar de ser em número menor, continua a emigração de homens e mulheres em busca de trabalho. Já passou da hora de explorar o nosso nordeste com construção de industrias e empresas, bem como, políticas públicas para produção agrícola através de irrigações, a fim de oferecerem postos de trabalhos para todos. Não custa nada sonhar. Porém atenção, sonhar juntos com a cabeça e os pés no chão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente