COLCHA DE RETALHOS

É isso mesmo, colcha de retalhos é uma boa metáfora para falar da diversidade cultural que se encontra em nossa gente brasileira. As pessoas sempre fazem perguntas à mim sobre o Brasil. É quase impossível formular uma resposta que resuma a identidade cultural do Brasil. Praticamente o mundo todo está representado em todos os que emigraram desde os primeiros portugueses que povoaram a terra de monte pascal, da santa cruz, do pau brasil e, por fim, do assim chamado Brasil. Somos uma nação pluri-cultural, somos filhos de uma grande miscigenação (indios, negros, brancos, caboclos, mulatos...). 
Por isso, não conseguirei dar uma identidade unica, pura da nação chamada Brasil. Podemos chamar sim, de brasis com suas diversas faces, identidades, pluriculturalidade... que falando uma só lingua, formam uma só família.
Hoje, depois que deixei o Brasil para viver em outro continente, percebi que, os brasileiros são um referencial de civilização e de respeito às culturas. A xenofobia na europa está presente no sangue dos europeus, é um valor a ser protegido como meio de preservar a pureza cultural. Por isso, me orgulho de liderarmos no que diz respeito à tolerância e o respeito às culturas em nosso imenso Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Comunidade x Sociedade