Páscoa de Serenidade, Solidariedade e Esperança

Hoje, neste espaço reservado ao comentário do jornal “60 minutos”, quero levar a minha mensagem de Feliz Páscoa a todos os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista e a todos os nossos ouvintes da Rádio Vale do Apodi.

Com a quarentena do coronavírus, esta páscoa é atípica. A última vez que a humanidade viveu algo parecido foi a mais de 100 anos, com a pandemia da gripe espanhola no ano de 1918.

Por isso, neste período pascal, que começou ontem e se estende por 50 dias, gostaria de desejar a você três presentes: Serenidade, Sabedoria e Esperança.

Serenidade para aceitarmos aquilo que não podemos mudar. Portanto, assumirmos a nossa impotência diante do poder de um vírus pandêmico. O desespero, o pânico, o medo e a incerteza do que será nossa vida, nosso emprego, nossos projetos nos próximos meses podem nos paralisar, nos atrofiar, podem causar outros males psicológicos, como a ansiedade e a depressão. Diante de um quadro obscuro assim, o dom da serenidade - que adquirimos pela meditação, pelo autoconhecimento e pela espiritualidade  – pode ser um claro sinal de ressurreição na nossa vida.

Segundo, Sabedoria para viver da melhor forma possível este isolamento social. Sabedoria para fazer deste período sombrio uma revolução interior na nossa vida e na vida da nossa família. Sabedoria para saber escolher o melhor filme, o melhor livro, o melhor curso online, a melhor comida, o melhor tempo para exercitar o nosso corpo, a nossa alma e a nossa mente. Com a quarentena, nunca tivemos tanto tempo para meditar, estudar e conversar com as pessoas do nosso convívio social. Se usarmos o dom da sabedoria neste tempo de isolamento social, todos nós sairemos desta pandemia, nos próximos meses, mais humanizados, mais solidários e mais fortalecidos.

E por último, o dom da Esperança. A esperança das mulheres que, ainda na madrugada de domingo, foram depressa ao sepulcro, onde havia colocado o corpo de Jesus, para testemunhar a vitória da vida sobre a morte, a vitória da esperança sobre o medo.

Que nesta páscoa de 2020, a Serenidade, a Sabedoria e a Esperança contagiem o nosso interior, dissipando, desse modo, todo medo que nos paralisa e nos impede de enxergarmos o dia de amanhã com mais confiança e otimismo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente