Dia Mundial das Comunicações 2020


Boa noite Fernando e ouvintes da 98 Fm, o nosso comentário de hoje aborda a temática do Dia Mundial das comunicações sociais, divulgada sexta-feira passada, dia 24 de janeiro, pelo papa Francisco, na cidade do Vaticano.


O papa dedicou a mensagem deste ano ao tema da narrativa. Diz ele, “Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narrativa humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita.” Segundo o papa, “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.

Diferente dos outros animais, o ser humano não sabe viver sem narrativas. Assim como não sobrevive sem alimento, também não sobrevive sem histórias, sejam elas em forma de fábula, romance, filme, canção, ou uma simples notícia. “As narrativas, diz o papa, marcam-nos, plasmam as nossas convicções e comportamentos, podem ajudar-nos a compreender e dizer quem somos”.

Em meio a ascensão da cultura das fakenews nas mídias digitais, que devastam e corroem as relações sociais, o papa pede para construirmos narrativas construtivas, que solidificam os laços sociais e o tecido cultural. “Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação das narrativas, atingindo níveis exponenciais, precisamos de sabedoria para patrocinar e criar narrativas belas, verdadeiras e boas”.

O 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano será celebrado no dia 24 de maio próximo. Talvacy Chaves para o 60 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente