Imperdível: exposição de objetos e documentos do Concílio Vaticano II


Foi inaugurada, hoje, uma mega exposição de objetos, seriados televisivos, radiofônicos, discursos de João XXIII e Paulo VI, documentações, medalhas, tudo sobre os bastidores do Concílio Vaticano II, na basílica de São Paulo Fora dos Muros, local onde, a 25 de janeiro de 1959, o  Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Os responsáveis da exposição, o cardeal Francesco Monterisi e o padre Edmund Power prevêem, também, encontros e congressos até 24 de novembro de 2013, quando se fecha o Ano da Fé, convocado pelo papa para recordar o histórico concílio.

A partir de amanhã, 26, as portas se abrem para o público em geral, que deseja sentir, tocar, ver, ouvir os rumores do espírito do Concílio, que soprou e sacudiu a alma dos bispos. A exposição ocupa um espaço de mais de trezentos metros. 

Em breve, percorrei com emoção - contemplando todos os objetos - a história deste evento, que começou oficialmente no dia 11 de outubro de 1962 e concluiu no dia 8 de dezembro de 1965. 

Muitos bispos do Brasil e, especialmente, do Nordeste, fazem parte desta história, contada em objetos e pedaços de documentos. Dom Hélder, sem dúvida, é uma das vozes que ressoa, à viva voz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente