Análise de Conjuntura – uma síntese

Apresentada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Brasília, Maio de 2010.

Internacional

A crise provocou grandes questionamentos no modelo capitalista neoliberal vigente. Muitos estudiosos, avaliando as forças que regulam o mercado, acreditam que vivemos uma crise de civilização.

Os efeitos da crise continuam provocando recessão e desemprego. Além do visível problema da Grécia, também os bancos europeus estão em baixa, com cerca de 2 trilhões de dólares em dívidas.

Para onde vai Obama?

Guerras indefinidas, 800.000 mil novos desempregados; uma grave crise financeira e encontro facial com a maior recessão econômica, desde a depressão dos anos 30. Foi dentro dessa atmosfera que Obama assumiu a presidência dos EUA.

A mídia manipulada pelos republicanos - que não aceita a sua raça, as suas origens e o seu programa - ataca violentamente os projetos do seu governo. O sistema de saúde, o tratado de desarmamento nuclear são batalhas vencidas com muita resistência.

Outras reformas estão dentro de suas prioridades: reforma financeira, a reforma da educação, a questão ambiental (energia limpa), a promessa de retirar em 2010 as tropas do Iraque.

Diante da urgência de mudanças, perguntam-se os editorialistas: para onde vai o Presidente? Como vencer a força reacionária e conservadora dos republicanos?

Para os seus seguidores, Obama tem convicções claras: quer redemocratizar a vida política presa nos inúmeros e poderosos lobbies, em Washington.

América Latina: "Segurança Democrática" versos Democracia social com soberania interna e externa.

O apoio de Hillary Clinton aos golpistas em Honduras e a ideia de democracia que ela chegou a revelar na sua visita ao Brasil assinalam de forma evidente, o retorno aos interesses de uma política econômica neoliberal, que privilegia a soberania do capital norte-americano.

Os governos de esquerdas da América Latina não garantem a mudança desejada por milhões de cidadãos. Existe um hiato entre o poder político conquistado legitimamente pelas urnas e o poder de fato, econômico. Isto é verdade não só para os políticos de esquerda, mas vale também para Obama. Os republicanos resistem abrir mãos de suas riquezas e ideologias excludentes.

Dentro desse contexto, entra a forte influência do quarto poder - a imprensa - seja através de informações tendenciosas, seja por seu silêncio proposital ou imposto.

Brasil

Desigualdade

É assistido por todos que, nos últimos anos, cresceu a parcela de renda financeira no bolo total da economia interna. Porém, a concentração de renda e riqueza continua a aumentar, no conjunto da economia.

Eleições 2010

Para o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro - em uma entrevista ao Jornal Valor Econômico, no dia 09 de abril de 2010 - os cenários políticos que podem emergir das urnas, em outubro, contêm elementos preocupantes, seja quem for o vencedor.

O ex-governador, José Serra, tem “muita experiência” e é “um grande líder”, todavia tem “um problema sério”, derivado da dificuldade de formular uma proposta que se diferencie de políticas que se mostraram bem-sucedidas no governo Lula. Essa situação pode trazer certo conforto para a candidata do PT.

A ex-ministra Dilma assumiu a Casa Civil num momento difícil. “O governo e o país estavam em crise e, por muito tempo, não se falou nela, o que é um indício de grande eficácia”. Num cargo exposto como esse, não ser notícia é um grande feito. Isso prova que não é ficção sua fama de boa administradora.

Notícias do Congresso

A conjuntura contemplou, de forma objetiva, uma visão global dos trabalhos do Congresso. Apresentou a importância do site Congresso em Foco, cujo objetivo é acompanhar algumas propostas de Lei que tramitam na Câmara e no Senado.

Temas em tramitação

Há muitos projetos em tramitação, entre eles: o combate ao trabalho escravo; a Reforma Agrária e o limite da propriedade de terra; a diminuição da jornada de trabalho sem redução de salários e projetos com temas ligados à bioética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Redes socias x comunidades virtuais. Qual a diferença?