Webjornalismo: che cosa è?

Acabou de nascer o tema para a tese de conclusão da minha primeira fase dos estudos em comunicação. Escolhi a área de webjornalismo. Em italiano, ¨Web giornalismo: nuove possibilità di participazione e di influenziare l'opinione pubblica da parte dei citadini¨.

Hoje, com o advento sempre crescente do mundo digital, aposta-se que o futuro do jornalismo será fortemente marcado pela internet. Isso se torna realidade com a facilidade que as pessoas têm com o uso dos meios digitais. O computador já não é um objeto reservado somente ás pessoas de classe média. O baixo custo alarga a possibilidade de qualquer pessoa usufruir dos novos meios tecnológicos.

Assim como o computador, o acesso à internet também se expande de forma veloz, através dos vários meios como: wireless, via telefone, via cabo de energia elétrica.

Uma vez estando conectado à internet, a pessoa entra na maior praça de informação e de conhecimento. A Web é a biblioteca do saber que entra em nossa casa. Saber usá-la de forma inteligente é o segredo para o futuro de cada pessoa.

Em meio a este fenômeno de comunicação, gostaria de estudar a importância da web 2.0 na produção e na fruição da informação.

Dividi o trabalho em três capítulos.

No primeiro, descreverei o conceito de webjornalismo e as suas diversas facetas. Em seguida, situarei o tema dentro do contexto histórico, ao descrever a evolução do mesmo até os dias atuais. Fecharei o primeiro capítulo apresentando as características básicas do webjornalismo.

No segundo capítulo, situarei o tema dentro do contexto da rede social (social networking). Buscarei explicar as novas práticas utilizadas no jornalismo online, como por exemplo, a crosmedialidade, a linguagem web, a blogosfera, etc.

No terceiro e último capítulo, iniciarei apresentando o papel do jornalista web. Em seguida, sinalizarei as potencialidades e limites. Fecharei o capítulo com alguns exemplos de jornalismo online.

Em setembro, segundo a orientação da minha relatora, devo concluir todas as etapas do projeto. Em outubro o conselho da minha faculdade fará a avaliação do mesmo, e, se for aprovado, em novembro começarei a escrever o meu primeiro trabalho científico em comunicação social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente