Por que estudar o Jornalismo Online?


Observando o desenvolvimento no âmbito jornalístico nas últimas décadas, o mundo digital vem ocupando um espaço decisivo na formação e no fazer notícias. Estudar jornalismo nos dias atuais sem levar em conta os efeitos dos avanços tecnológicos, seria fechar os olhos às ferramentas fundamentais usadas pelos jornalistas nos dias de hoje.
Destaca-se em primeiro posto, a influência da internet. Desde a entrada dos computadores na vida do homem no início da metade do século XX, o jornalismo vem passando por mudanças significadas. Contudo, a radical mudança aconteceu com a invenção da internet. Com ela, surgem diversos nomes para conceituar o novo jornalismo, tais como, webjornalismo, ciberjornalismo, jornalismo online e tantos outros.

No início, as vantagens no utilizo da irternet para a publicação de notícias se resumiam em quatro: a imediaticidade, a distribuição global, o baixo custo e a facilidade no arquivamento.


A opção pelo jornalismo online se expande à medida que a rede se torna um espaço de participação e de socialização. Isto se deu graças ao World Wide Web, o conhecido pelas iniciais WWW, inseridas quando se acessa um site na internet.

Alguns elementos considerados importantes para o web jornalismo são.
- A linguagem hipertextual, caracterizada pela possibilidade de inserir links ao interno de uma página virtual e, através deles, confrontar ou citar novas fontes referentes ao conteúdo apresentado.

- A linguagem multimédia que se faz através de vídeo, audio, slides, etc. A rede deixa de ser um simples espaço de leitura e dá espaço à tv, rádio, fazer dowlowds de musicas, filmes, etc.

- A interatividade. Através de programas gráficos, o utente pode dinamizar, personalizar e transformar sua página virtual em um espaço convidativo e criativo.

- A banda larga que oferece o acesso em alta velocidade e com tempo ilimitado.

Pode-se destacar muitos outros elementos relevantes para o utilizo do jornalismo. As redes sociais criadas depois do WWW, são um fator determinante dentro da novo jeito de ser e de fazer jornalismo.


Entre elas, o crescente universo social e participativo da blogosfera. O blog se tornou nos últimos anos, a expressão testemunhal de como é possível fazer notícia a partir de baixo, ou seja, a partir de cada cidadão. O leitor se torna escritor. Ele deixa de ser um consumidor passivo da notícia e passa a ser um consumidor e produtor de notícia. Por meio do blog ou do comentário feito diretamente ao autor da notícia, o cidadão está fazendo opinião e exercitando a sua liberdade ao expor as suas idéias.

Por isso, o estudante de jornalista, diante dessa nova atmosfera oriunda da internet, é chamado, por necessidade do tempo, a conhecer o poder que significa o jornalismo digital ou online para a sociedade atual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE - Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014

Por que um meio de comunicação quente é frio? McLuhan explica.

Reflexão da noite de Natal - Deus com saudade da gente